ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENEM 2009-2014 COMO UM DOS INDICADORES DA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VIÇOSA (MG)

Autores

  • Alana Alves Rodrigues Universidade Federal de Viçosa
  • Bryan Nickson Santana Pinto Universidade Federal de Viçosa
  • Vinícius Catão de Assis Souza Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss2pp082-094

Palavras-chave:

ENEM, Escolas públicas de Viçosa, PIBID, Ensino de Ciências.

Resumo

Neste trabalho será discutida a análise de um conjunto de dados disponibilizados no site QEdu.org, onde estão os resultados das avaliações utilizadas para aferir a qualidade da educação básica, com destaque para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Com base nesse banco de dados, buscou-se analisar a situação das escolas públicas estaduais localizadas no município de Viçosa (MG). Para isso, foram utilizados os resultados das provas do ENEM realizadas no período de 2009 a 2014, estabelecendo assim comparações entre as escolas públicas, privadas e o Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI), no que diz respeito às médias gerais, à taxa de participação no exame e às médias em Ciências da Natureza, área de conhecimento que concentra as disciplinas de Biologia, Física e Quimica. A partir da análise desses dados, buscou-se relacionar a influência do PIBID-Química nos resultados em Ciências da Natureza das escolas participantes, sugerindo algumas ações que podem ser contempladas por esse programa, no sentido de favorecer a aprendizagem dos estudantes nessa área de conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alana Alves Rodrigues, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Química

Bryan Nickson Santana Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Química

Vinícius Catão de Assis Souza, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Química

Downloads

Publicado

2016-05-05

Como Citar

Rodrigues, A. A., Pinto, B. N. S., & Souza, V. C. de A. (2016). ANÁLISE DOS RESULTADOS DO ENEM 2009-2014 COMO UM DOS INDICADORES DA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE VIÇOSA (MG). The Journal of Engineering and Exact Sciences, 2(2), 082–094. https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss2pp082-094

Edição

Seção

Engineering Education and Science Education