IDENTIFICAÇÃO DE MODELOS LINEARES ARX E ARMAX EM PROCESSO DE REFRIGERAÇÃO

Autores

  • Tarcísio Soares Siqueira Dantas Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Faculdade de engenharia Química - FEQ
  • Ivan Carlos Franco Departamento de Engenharia Química, Centro Universitário da FEI
  • Ana Maria Frattini Fileti Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Faculdade de engenharia Química - FEQ
  • Flávio Vascocelos da Silva Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Faculdade de engenharia Química - FEQ

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss3pp081-091

Palavras-chave:

Identificação de Sistemas, ARX, ARMAX, Sistemas de Refrigeração

Resumo

Processos de refrigeração estão presentes em diversas áreas da vida cotidiana, desde ar-condicionado e geladeiras residenciais até aplicações que envolvem a preservação de produtos com alto valor agregado. A necessidade de desenvolver outras estratégias de controle pode surgir e tendo-se um modelo que represente as características dinâmicas do sistema pode-se facilitar esta tarefa reduzindo custos e tempo através da simulação. Neste trabalho desenvolveu-se modelos esparsos ARX e ARMAX para a predição da temperatura de evaporação de um sistema de refrigeração utilizando-se o algoritmo FROLS para a determinação dos critérios de desempenho ERR e AOE. Os modelos desenvolvidos apresentaram boa performance tendo AOE de 0,0419 °C para o modelo ARX e 0,0250 °C para o modelo ARMAX

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tarcísio Soares Siqueira Dantas, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Faculdade de engenharia Química - FEQ

Doutorando na área de Controle de Processos na Universidade Estadual de Campinas, com enfase em identificação de sistemas. Mestre em Engenharia Quimica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde trabalhou em pesquisa na área de Biocombustiveis. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Sergipe.

Ivan Carlos Franco, Departamento de Engenharia Química, Centro Universitário da FEI

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE (2003); Mestrado em Engenharia Química na área de desenvolvimento de processos químicos pela Universidade Estadual de Campinas DPQ/FEQ/UNICAMP (2007); Capacitação em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008) e Doutorado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2012). Atuou de 2012 a 2014 como pesquisador colaborador no LCAP: Laboratório de Controle e Automação de Processos, DESQ/FEQ/UNICAMP e de 2014 a 2015 como Professor Doutor I MS3.1 na Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Atualmente é Professor Assistente no Centro Universitário da FEI e pesquisador colaborador no LCAP/ DESQ/FEQ/UNICAMP. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Reatores Poliméricos, Modelagem e Simulação e Controle e Automação, atuando principalmente nos seguintes temas: polimerização via radical livre controlado, RAFT, Comunicação OPC, CLP, refrigeração industrial, IA (lógica fuzzy e neuro-fuzzy e redes neurais), Identificação de Sistemas, Controle e instrumentação.


Ana Maria Frattini Fileti, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Faculdade de engenharia Química - FEQ

possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1989), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Controle de Processos experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: redes neurais artificiais, processos em batelada, automacao e instrumentação de processos e controle preditivo multivariável. Foi Assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unicamp no período 2013-2015, Diretora do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas da UNICAMP no período 2006-2009, chefe de Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos da FEQ/UNICAMP no período 2003-2005, coordenadora do programa de pós-graduação em Engenharia Química e vice-presidente da Comissão Central de Pós-Graduação da UNICAMP, no período 2001-2002. É membro consultor da Comissão de Avaliação da área de Engenharias II da CAPES, desde 2010, e membro do Comitê Internacional da área de Controle de Processos da International Association of Science and Technology for Development (IASTED- Canadá) no período 2008-2010. Foi responsável pela implantação do Laboratório experimental de Controle e Automação de Processos na FEQ-UNICAMP, pela criação da disciplina de pós-graduação IQ425 (Inteligência Artificial em Sistemas de Processos Químicos) e participou do projeto e da montagem de experimento de controle digital para laboratório de ensino de graduação do curso de Eng. Química da UNICAMP. Já atuou como revisor de artigos em 25 periódicos internacionais diferentes. Foi membro do Comitê Científico dos seguintes eventos internacionais:1st BRICS-CCI Computational Intelligence in Industry 2013, 14th IASTED International Conference on Control and Applications (CA2012), International Conference on Automation, Control and Information Technology ACIT-CDA 2010, 12th IASTED International Conference on Control and Applications 2010, 10th International Symposium on Process Systems Engineering PSE-2009, 11th IASTED International Conference on Control and Applications 2009, 10th IASTED International Conference on Control and Applications 2008. Atuou como revisor de trabalhos submetidos a diversos Congressos nacionais e internacionais. Assessor ad hoc do Programa de Desarrollo Tecnologico do Ministerio de Educacion y Cultura do Uruguai, da FAPESP, do CNPq, da CAPES, do MCT brasileiro e do MEC/MIDIC.

Flávio Vascocelos da Silva, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Faculdade de engenharia Química - FEQ

Livre-Docente em Controle de Processos (UNICAMP-2012), Doutor em Engenharia de Alimentos (UNICAMP-2003), Mestre em Engenharia de Alimentos (UNICAMP-1998) e Graduado em Engenharia Química (UFS-1994). Atua como Professor Associado (MS5) no Departamento de Engenharia de Sistemas Químicos da Faculdade de Engenharia Química UNICAMP. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Automação de Processos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Controle de Processos, Inteligência Artificial (Controle Fuzzy e Redes Neurais), Instrumentação Industrial e Refrigeração Industrial.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Dantas, T. S. S., Franco, I. C., Fileti, A. M. F., & Silva, F. V. da. (2016). IDENTIFICAÇÃO DE MODELOS LINEARES ARX E ARMAX EM PROCESSO DE REFRIGERAÇÃO. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 2(3), 081–091. https://doi.org/10.18540/jcecvl2iss3pp081-091

Edição

Seção

Simulation, Optimization and Process Control

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>