APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA

Autores

  • Lucas Benini Universidade Federal de Viçosa, UFV
  • Fabiana Raimunda Rocha Batista

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss4pp0325-0337

Resumo

O setor de serviços tem se tornado cada vez mais um campo estratégico para a economia brasileira. Deste modo, as empresas têm buscado, progressivamente, formas de melhorar e otimizar seus processos, tornando-as mais competitivas. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo a aplicação do lean service em uma Empresa Júnior de Consultoria, visando a otimização de seu processo de serviços por meio da redução de desperdícios e agregação de valor ao seu serviço. Realizou-se o diagnóstico inicial da empresa, prosseguindo-se com o estudo de seu processo de prestação de serviços de consultoria e construção dos mapas de fluxo de valor (atual e futuro), bem como a identificação de desperdícios. Por meio das análises realizadas foi possível identificar os pontos críticos do processo e propor melhorias para um tipo de serviço que exige alta participação dos clientes, tornando as análises mais complexas.

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Publicado

2019-08-20

Como Citar

Benini, L., & Batista, F. R. R. (2019). APLICAÇÃO DA FILOSOFIA LEAN SERVICE PARA A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE SERVIÇO DE UMA EMPRESA JÚNIOR DE CONSULTORIA. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 5(4), 0325–0337. https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss4pp0325-0337

Edição

Seção

Industrial and Mechanical Engineering

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