A crítica à democracia liberal no imaginário social brasileiro

Autores

  • Diogo Tourino de Sousa Universidade Federal de Viçosa

Resumo

A atenção voltada para o pensamento social brasileiro tem procurado mapear a existência de famílias intelectuais que o estruturam. Por um lado, identificamos no liberalismo atual uma continuidade entre o programa de pesquisa que defende a democracia liberal e a adoção do liberalismo econômico para consolidação do seu projeto. Por outro lado, encontramos argumentos do pensamento conservador que atribui ao Estado o desenvolvimento da política, enfatizando a autoridade sobre a liberdade. O objetivo deste artigo é apresentar uma crítica à democracia liberal a partir da singularidade do caso brasileiro, marcado por uma sociabilidade distante do individualismo anglo-saxônico, carente de intervenções na conciliação com ideais modernos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Tourino de Sousa, Universidade Federal de Viçosa

Professor Assistente do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (DCS/UFV) e pesquisador do Centro de Estudos Direito e Sociedade (CEDES)

Downloads

Publicado

2018-12-10

Como Citar

de Sousa, D. T. (2018). A crítica à democracia liberal no imaginário social brasileiro. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3482