A DIMENSÃO ÉTICA DO JOGO NA ESCOLA

Autores

  • Ricardo Leite Camargo Universidade Estadual Paulista
  • Amal Rahif Suleiman Universidade Estadual Paulista

Resumo

O objetivo maior da Educação para diferentes pensadores, entre eles Piaget, deve ser favorecer a construção de sujeitos autônomos que sejam capazes de emitir juízos de valor de modo crítico, sustentados pelos princípios do respeito mútuo e da reciprocidade. Considerando a relevância deste assunto, várias pesquisas foram desenvolvidas buscando conhecer quais as circunstâncias e, ou, ambientes poderiam favorecer a construção tanto da autonomia moral quanto intelectual. Os resultados indicam que um dos momentos propícios para o desenvolvimento da autonomia é o jogo, uma vez que este envolve a construção de regras, negociações e descentrações por parte dos jogadores. Tendo como temática central o jogo e a ética, este artigo apresenta o percurso realizado por Piaget no estudo do juízo moral e como este vinculou o jogo como espaço de pesquisa desta temática. Apresenta-se, ainda, como a autonomia, considerada elemento necessário para a construção da ética, pode ser desenvolvida no espaço escolar através do jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Leite Camargo, Universidade Estadual Paulista

Professor doutor em Educação (doutorado pela UNICAMP), atuando no Departamento de Psicologia da Educação da FCL/Ar - UNESP - Campus de Araraquara (SP)

Amal Rahif Suleiman, Universidade Estadual Paulista

Cursando Mestrado na FCL/Ar - UNESP/Araraquara (SP), sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Leite Camargo, com projeto de pesquisa: “As crenças e concepções dos professores de Matemática quanto ao espaço do jogo em sua prática pedagógica”

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Camargo, R. L., & Suleiman, A. R. (2018). A DIMENSÃO ÉTICA DO JOGO NA ESCOLA. Revista De Ciências Humanas, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufv.br/RCH/article/view/3562

Edição

Seção

Artigos