O Olhar dos Servidores Técnico-Administrativos e Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (RN) sobre Comprometimento Organizacional

Autores

  • Nilda Maria de Clodoaldo Pinto Guerra Leone
  • Maria Aparecida Nery Kanzaki IFRN- Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia do RN
  • Sonia Maria de Araujo IFRN

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v4i3.4422

Palavras-chave:

Comprometimento Afetivo, Comprometimento Instrumental, Comprometimento Normativo

Resumo

O presente estudo teve como abordagem o comprometimento organizacional e se propôs a identificar a existência e a predominância de dimensões do mesmo entre servidores do Campus Natal/Central do IFRN, utilizando como modelo conceitual os estudos desenvolvidos por Meyer e Allen (1991). A pesquisa foi classificada como estudo de caso, com abordagem quantitativa, de caráter exploratório e descritivo. Foram entrevistados 117 técnico-administrativos e 212 docentes. O instrumento usado foi um questionário. Os dados foram tratados com estatística descritiva e com análise de variância. A pesquisa indicou um grau elevado do comprometimento organizacional nas três dimensões entre os pesquisados, o que caracteriza forte identificação com os objetivos e valores da Instituição. Dessa forma, foi demonstrada a existência de um vínculo emocional, que poderá ser justificado pela estabilidade do emprego, pelas oportunidades que a Instituição oferece para elevação da escolaridade, pela tradição e pelo respeito que ela tem perante a comunidade.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Nery Kanzaki, IFRN- Instituto Federal de Ciencia e Tecnologia do RN

Professora aposentada, Graduacao em História, Especialista em Gestao Ambiental, mestre em Gestao estrategica, área gestao de Pessoas.

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Publicado

2012-12-14

Como Citar

Leone, N. M. de C. P. G., Nery Kanzaki, M. A., & Araujo, S. M. de. (2012). O Olhar dos Servidores Técnico-Administrativos e Docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (RN) sobre Comprometimento Organizacional. Administração Pública E Gestão Social, 4(3), 319–340. https://doi.org/10.21118/apgs.v4i3.4422

Edição

Seção

Artigos