Políticas de Trabalho e Emprego (1995-2010): Repensando o Estado Brasileiro a partir do Modelo de Acumulação Flexível

Autores

  • Nathalia Carvalho Moreira Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV)
  • Odemir Vieira Baêta Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Paulo Ricardo da Costa Reis Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v5i3.4478

Palavras-chave:

Políticas de Trabalho e Emprego, Acumulação Flexível, Governo Lula, Governo FHC

Resumo

Esta pesquisa objetivou analisar as políticas de trabalho e emprego entre os anos de 1995 a 2010, respectivamente nos governos dos presidentes Fernando Henrique Cardoso (FHC) e Luís Inácio (Lula) da Silva. O referencial teórico utilizado foi o modelo de acumulação flexível, entendido resumidamente pela flexibilidade nos processos de trabalho, mercados, produtos e padrões de consumo. Em geral, percebeu-se que as políticas de emprego implementadas são utilizadas como instrumento para minimizar os impactos das mudanças gerais. Não eliminam o caráter contraditório das relações sociais de produção capitalistas, mas acentuam a lógica da acumulação.

Palavras-Chave: Economia Solidária; Poder Público; Corumbá.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalia Carvalho Moreira, Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV)

Doutoranda em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) com créditos concluídos. Possui mestrado em Administração com ênfase em Administração Pública - Universidade Federal de Viçosa (UFV, 2010), concluído em 17 meses. Especialista em Gestão Estratégica (UFV, 2009) e Graduada em Secretariado Executivo (UFV, 2007). Foi professora substituta do curso de Secretariado Executivo da UFV, lecionando as disciplinas: Metodologia de Pesquisa, Gestão Secretarial e Empreendedora, Redação Empresarial, Técnicas e Tecnologia da Comunicação e Introdução ao Secretariado Executivo. Secretária Executiva: SRTE/MG 2293.

Odemir Vieira Baêta, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa-UFV (2002); Pós-graduado em Administração: especialista em Gestão Estratégica pela UFV (2005) e mestre em Administração Pública pela UFV (2010). Atualmente é doutorando em Administração na área de concentração Organizações, Gestão e Sociedade pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. É Professor Assistente II na Universidade Federal de Viçosa. Áreas de interesse: Organizações Públicas; Estratégias; Assessoria Executiva e Assessoria Parlamentar.

Paulo Ricardo da Costa Reis, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (2012). Bacharel em Administração pela mesma Instituição (2010). Participa da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Integra os grupos de pesquisa Estratégia e Governança em Serviços Públicos (UFBA), Gestão e Políticas Públicas (UFV) e Administração Pública e Gestão Social (APGS/UFV). Áreas de interesse: administração pública, avaliação e mensuração de desempenho em politicas públicas e programas sociais, análise de políticas agrícolas e análise multivariada de dados aplicada às ciências sociais.

Downloads

Publicado

2013-06-24

Como Citar

Moreira, N. C., Baêta, O. V., & Reis, P. R. da C. (2013). Políticas de Trabalho e Emprego (1995-2010): Repensando o Estado Brasileiro a partir do Modelo de Acumulação Flexível. Administração Pública E Gestão Social, 5(3), 98–107. https://doi.org/10.21118/apgs.v5i3.4478

Edição

Seção

Artigos