COOPACTO: caminhos para um recomeço

Autores

  • Naldeir dos Santos Vieira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Daniela Cristina da Silveira Campos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Keilla Dayne Silva Oliveira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Airton Cardoso Cançado Universidade Federal do Tocantins - UFT

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v6i2.4502

Palavras-chave:

Cooperativismo, Associativismo, Caso de Ensino em Cooperativismo

Resumo

Este caso de ensino apresenta o dilema enfrentado pelos associados da Cooperativa de Artesanato de Couros de Teófilo Otoni - MG (Coopacto), em exercício a mais de uma década. Com os inúmeros problemas administrativos enfrentados, a Cooperativa sofreu desestruturação de seu quadro social e a perda da maioria de seus associados. Assim, os remanescentes se depararam com duas alternativas para reerguerem o grupo: realizar uma reorganização interna por meio da inclusão de novos associados; ou, encerrar suas atividades enquanto cooperativa transformando-se em uma associação produtiva cuja natureza legal define um número mínimo de dois associados. Em decorrência, este caso tem como objetivo possibilitar o debate sobre as principais características de uma associação e de uma cooperativa, facilitando a reflexão sobre algumas dúvidas comuns no ato de legalização de grupos produtivos. Os dados foram coletados por meio de observação participante e entrevistas com os cooperados ativos da Cooperativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naldeir dos Santos Vieira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) / Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professor Assistente da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Daniela Cristina da Silveira Campos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professora do Departametno de Administração da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Keilla Dayne Silva Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Bacharel em Administração pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Airton Cardoso Cançado, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Bacharel em Administração de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV. Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

Vieira, N. dos S., Campos, D. C. da S., Oliveira, K. D. S., & Cançado, A. C. (2014). COOPACTO: caminhos para um recomeço. Administração Pública E Gestão Social, 6(2), 101–108. https://doi.org/10.21118/apgs.v6i2.4502

Edição

Seção

Casos para ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>