Assédio Moral em Universidade: as Possíveis Consequências em Comentar e/ou Denunciar a Violência

Autores

  • Thiago Soares Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Suzana da Rosa Tolfo Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v5i4.4504

Palavras-chave:

Assédio Moral, Violência, Universidade, Servidores

Resumo

A pesquisa teve por objetivo identificar se as vítimas de assédio moral em uma Universidade comentaram e/ou denunciaram a violência, e as características destas ações. Porquanto, frequentemente as vítimas não comentam e/ou formalizam as agressões devido a repercussão que pode acarretar e por medo de serem coagidas pelo agressor e demais. A pesquisa foi classificada como descritiva, estudo de caso, com uma abordagem qualitativa. Os resultados revelaram que 66,2% das vítimas comentaram a violência para seus colegas de trabalho com intuito de desabafo e orientação. Não obstante, 64,9% não formalizaram as denúncias, pois afirmaram que não ajudará a resolver a situação. Evidenciou-se na pesquisa a falta de estrutura da instituição e despreparo dos gestores em relação ao recebimento da queixa e na tomada de medidas para intervir e coibir a ocorrência da violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Soares Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Administração pela UFSC. Especialização em Gestão de Pessoas pela UFSC. Graduação em Administração pela UFSC. Pesquisador do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS/UFSC).

Suzana da Rosa Tolfo, Universidade Federal de Santa Catarina

Secretária Adjunta da Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Programa de Graduação e Pós-Graduação em Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Administração pela UFSC. Graduação em Psicologia pela UFSC. Vice Coordenadora do Núcleo de Estudos do Trabalho e Constituição do Sujeito (NETCOS/UFSC).

Downloads

Publicado

2013-09-26

Como Citar

Nunes, T. S., & Tolfo, S. da R. (2013). Assédio Moral em Universidade: as Possíveis Consequências em Comentar e/ou Denunciar a Violência. Administração Pública E Gestão Social, 5(4), 144–151. https://doi.org/10.21118/apgs.v5i4.4504

Edição

Seção

Artigos