Gestão da Ética: A Experiência da Administração Pública Brasileira

Autores

  • Annita Valléria Calmon Mendes Universidade de Brasília - UnB
  • Luiz Fernando de Macedo Bessa Universidade de Brasília - UnB
  • Suylan de Almeida Midlej e Silva Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v7i1.4557

Resumo

Resumo: Motivado pelo debate internacional sobre governança e pela crescente demanda social por mais ética na administração pública, sobretudo desde1990, após a promulgação da Constituição Federal, este artigo lança luz sobre a gestão da ética e propõe fazer um diagnóstico sobre o Sistema de Gestão daÉtica do Poder Executivo Federal brasileiro a partir de três unidades de análise: orçamento, ferramentas de gestão e participação social. Foi realizada pesquisaqualitativa com análise de conteúdo de 71 atas de reuniões realizadas pela Comissão de Ética Pública, órgão coordenador do referido sistema, entre 2000 e2007. O recorte temporal restringe a análise para o período de transformação dos programas para promover a ética no Executivo Federal em um sistemaestruturante da administração pública. Embora orçamento e ferramentas de gestão tenham sido utilizados em escala crescente, a participação social foi restritaa determinados grupos e não foi efetiva na implementação do sistema.Palavras-chave: gestão da ética, serviço público, governança

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Annita Valléria Calmon Mendes, Universidade de Brasília - UnB

Doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília – UnB. Mestre em Administração pelo Centro Universitário – UNIEURO e Especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Tem como principais interesses de pesquisa os temas: ética e gestão de políticas públicas.

Luiz Fernando de Macedo Bessa, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Geografia Humana e Organização do Espaço pela Universidade de Paris1, Panthéon-Sorbonne. Graduado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV. Professor Adjunto da Universidade de Brasília. Temas de interesse de pesquisa: governança e gestão de políticas públicas.

Suylan de Almeida Midlej e Silva, Universidade de Brasília - UnB

Doutora em sociologia e professora adjunta do Curso de Gestão de Políticas Públicas e do Programa de Pós-graduação em Administração, da Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade, da Universidade de Brasília (GPP/PPGA/FACE/UnB).

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

Calmon Mendes, A. V., de Macedo Bessa, L. F., & Midlej e Silva, S. de A. (2014). Gestão da Ética: A Experiência da Administração Pública Brasileira. Administração Pública E Gestão Social, 7(1), 2–8. https://doi.org/10.21118/apgs.v7i1.4557

Edição

Seção

Artigos