Transferências Públicas de Recursos: um Estudo Sobre o Protecionismo Partidário da União (PT) e do Estado de Minas Gerais (PSDB)

Autores

  • Joao Paulo Ciribeli Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC
  • Samuel Miquelito Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC
  • Wellington de Oliveira Massardi Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v7i2.4570

Resumo

O objetivo geral do presente artigo consiste em verificar se as transferências voluntárias realizadas durante o mandato de 2009-2012 pela União aos municípios mineiros se diferenciam das transferências voluntárias realizadas pelo estado de Minas Gerais a esses mesmos municípios, considerando apenas os municípios cujos prefeitos eram filiados ao PT e ao PSDB. Para análise dos dados, foram formuladas duas hipóteses: H0 (não existe diferença nas transferências voluntárias aos municípios) e H1 (existe diferença nas transferências voluntárias aos municípios). Os resultados dos testes demonstram que existe uma influência partidária na transferência voluntária de recursos entre os governos, pois os municípios do PT receberam mais transferências do governo federal, que era da base política aliada, do que do governo estadual, que era da base aliada ao PSDB. Já os municípios do PSDB receberam mais recursos do governo estadual do que os municípios cujos prefeitos eram filiados ao PT.

Palavras-chave: transferências voluntárias, recursos públicos, convênios, gestão financeira.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joao Paulo Ciribeli, Faculdade Governador Ozanam Coelho - FAGOC

Downloads

Publicado

2014-11-18

Como Citar

Ciribeli, J. P., Miquelito, S., & Massardi, W. de O. (2014). Transferências Públicas de Recursos: um Estudo Sobre o Protecionismo Partidário da União (PT) e do Estado de Minas Gerais (PSDB). Administração Pública E Gestão Social, 7(2), 72–81. https://doi.org/10.21118/apgs.v7i2.4570

Edição

Seção

Artigos