Dossiê - Campo de Públicas no Brasil: definição, movimento constitutivo e desafios atuais

Autores

  • Valdemir Pires
  • Suylan de A. Midlej e Silva
  • Sérgio Azevedo Fonseca
  • Patrícia Vendramini
  • Fernando Souza Coelho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v6i3.4650

Resumo

Este artigo apresenta o Campo de Públicas, que congrega professores e estudantes dos cursos de graduação em Administração Pública, Gestão Pública, Gestão de Políticas Públicas, Gestão Social e Política Públicas, no Brasil, em torno do ethos republicano e democrático como valores, e da visão multidisciplinar como proposta de construção do conhecimento. Baseado em pesquisa bibliográfica, análise documental e, sobretudo, na observação participante dos autores como atores na construção do Campo, o artigo é per se um dossiê. Inicia-se com a definição do Campo e descreve – pormenorizadamente – seu movimento constitutivo nos últimos 12 anos, que culminou na homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Administração Pública, em 2013. O texto mostra a concretização e o crescimento do Campo no país, diante da crescente oferta do ensino de graduação, perante a revalorização e a ampliação do setor público no país. Ao final, elencam-se alguns desafios, concernentes ao seu processo de institucionalização e identidade.

Palavras-chave: Ensino de Graduação; Setor Público; Diretrizes Curriculares Nacionais de Administração Pública; ENEAP; Área de Conhecimento Multidisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-07

Como Citar

Pires, V., de A. Midlej e Silva, S., Azevedo Fonseca, S., Vendramini, P., & Coelho, F. S. (2014). Dossiê - Campo de Públicas no Brasil: definição, movimento constitutivo e desafios atuais. Administração Pública E Gestão Social, 6(3), 110–126. https://doi.org/10.21118/apgs.v6i3.4650

Edição

Seção

Artigos