A Emergência do Empreendedorismo Educativo-Cultural: O Programa de Formação do Jovem Artesão

Autores

  • Jefferson Lindberght de Sousa Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Fernando Gomes de Paiva Jr Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD).
  • Jose Lindenberg Julião Xavier Filho Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Núcleo de Gestão (NG).

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v7i1.4662

Palavras-chave:

Empreendedorismo Educativo-Cultural, Cultura, Artesanato, Museu.

Resumo

Resumo: As exigências sociais pressupõem a atuação de gestores no campo museal, capacitados e reconhecidos como empreendedoresculturais devido a seu agenciamento social frente à desafios de resgate da cidadania. Desta forma, a questão central do estudo é Comoocorre o empreendedorismo em uma atividade educativo-cultural de um museu? O “Programa de Formação do Jovem Artesão”, por seruma ação de inclusão sociocultural coordenada por um museu federal e uma instituição sem fins lucrativos, é o caso de estudo paraidentificar as bases do empreendedorismo educativo-cultural. A análise de conteúdo temática buscou palavras, frases ou orações docorpus. Os resultados apontam para a presença de competências relacionais que potencializam o relacionamento entre integrantes,criando o espírito de coletividade e oportunidades de negócios com benefícios sociais. As contribuições deste estudo apontam para seentender o empreendedorismo na cultura como ação social que promove benefícios coletivos e emancipatórios aos cidadãos.

Palavras-chave: Empreendedorismo Educativo-Cultural; Cultura; Artesanato; Museu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Lindenberg Julião Xavier Filho, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA), Núcleo de Gestão (NG).

Doutorando em Administração pela UFPE, Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 2010), Especialista MBA em GEstão Estratégica Avançada de Negócios pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2008) e graduado em Administração pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns (FAGA, 2006). Atua como professor efetivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA), lecionando disciplinas na graduação e pós-graduação que envolvam conhecimentos contábeis. Orienta monografias e grupos de pesquisa.

Downloads

Publicado

2014-07-31

Como Citar

Sousa, J. L. de, Paiva Jr, F. G. de, & Xavier Filho, J. L. J. (2014). A Emergência do Empreendedorismo Educativo-Cultural: O Programa de Formação do Jovem Artesão. Administração Pública E Gestão Social, 7(1), 45–52. https://doi.org/10.21118/apgs.v7i1.4662

Edição

Seção

Artigos