Medicamentos de Alto Custo: Compreendendo o Gerenciamento e Falhas de Dispensação em Cinco Estados Brasileiros

Autores

  • Simone Aquino Universidade Nove de Julho/ Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).
  • Marcia Cristina Zago Novaretti Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v7i3.4695

Palavras-chave:

Medicamentos de alto custo, Judicialização, Gestão em Saúde

Resumo

Alguns medicamentos são classificados como de alto custo, com gastos mensais superiores a R$200.000,000. Para a distribuição desses medicamentos, o Ministério da Saúde publica as chamadas listas de medicamentos de dispensação excepcional, financiadas pelo governo federal, com repasse aos estados e municípios. Porém, o acesso aos medicamentos no âmbito do Sistema Único de Saúde apresenta diversos obstáculos administrativos. Compreender os motivos das falhas de distribuição de medicamentos excepcionais, bem como as consequências para a gestão em saúde pública, foi o objetivo desse levantamento. Foi realizada uma análise documental das listas oficiais de cinco estados brasileiros e demais portarias referentes à dispensação de medicamentos de alto custo, além da análise de conteúdo de fontes secundárias, como as ações movidas pelos pacientes portadores de doenças raras junto ao Ministério Público. O trabalho ainda aborda novas propostas e diretrizes para a gestão da lista de medicamentos de alto custo estaduais.

Palavras-chave: medicamentos, alto custo, falhas, dispensação, gestão em saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Aquino, Universidade Nove de Julho/ Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE).

Professora Doutora do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS). Líder da Linha de pesquisa 2 do curso de Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde da UNINOVE. Membro do NDE do curso de farmácia da UNINOVE. Área do Projeto eixo: Vigilância em Saúde.

Marcia Cristina Zago Novaretti, Universidade Nove de Julho

Professora Doutora do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS). Líder da linha de pesquisa 1 do curso de Mestrado em Gestão de Saúde. Editora da Revista Gestão em Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho. Membro do NDE do Curso de medicina da UNINOVE. Área do projeto-eixo: Gestão estratégica em serviços de saúde, medicamentos e segurança do paciente.

Downloads

Publicado

2015-07-23

Como Citar

Aquino, S., & Novaretti, M. C. Z. (2015). Medicamentos de Alto Custo: Compreendendo o Gerenciamento e Falhas de Dispensação em Cinco Estados Brasileiros. Administração Pública E Gestão Social, 7(3), 138–147. https://doi.org/10.21118/apgs.v7i3.4695

Edição

Seção

Artigos