São João de Campina Grande como megaevento: imbricamento entre sistema e mundo da vida na mercadorização da cultura

Autores

  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco
  • João Gabriel de Lima Perdigão Universidade Federal de Pernambuco
  • Suélen Matozo Franco Universidade Federal de Pernambuco
  • Bruno Rafael Torres Ferreira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v1i2.4947

Palavras-chave:

São João de Campina Grande. Sistema. Mundo da vida. Esfera pública. Paradigma crítico.

Resumo

Um dos maiores eventos do Brasil, o São João de Campina Grande incorporou elementos modernos ao seu caráter cultural e regional, adquirindo contornos de espetáculo, num processo de mercadorização da cultura. Tal aspecto remete-nos à discussão de esfera pública proposta por Jürgen Habermas, cuja abordagem aponta para a concepção dualista entre sistema e mundo da vida. Com o intuito de analisar como o mundo da vida e o sistema coexistem no São João de Campina Grande, realizamos a presente pesquisa, de abordagem crítica, por meio de entrevistas em profundidade com quatro grupos de agentes envolvidos na organização do megaevento. Nossos achados apontam para uma clara primazia da ação estratégica, na qual o consenso do espaço público tende a se diluir nos imperativos políticos e mercadológicos implicados na “profissionalização” de um festejo que nasce na esfera pública.

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Biografia do Autor

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

André Leão holds a PhD degree in Management from Federal University of Pernambuco, where he is associate professor at the Management Department (DCA/UFPE) and faculty member of the Management Graduate Program (Propad/UFPE). He is fellow research of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), ad hoc reviewer for CNPq, Capes and several journals and scientific meetings, and coordinator of projects sponsored by research funding agencies. His publication is mainly on brands and consumer culture. His current research focus is on the entertainment industry, considering both media products and the activities and productions of its fans, under a post-structuralist perspective, following the agenda of the Circle of Fan, Media and Entertainment Studies (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7927916631597710).

João Gabriel de Lima Perdigão, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco - MPA/PROPAD/UFPE

Suélen Matozo Franco, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE)

Bruno Rafael Torres Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE)

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-04-27

Como Citar

Leão, A. L. M. de S., Perdigão, J. G. de L., Franco, S. M., & Ferreira, B. R. T. (2017). São João de Campina Grande como megaevento: imbricamento entre sistema e mundo da vida na mercadorização da cultura. Administração Pública E Gestão Social, 1(2), 87–94. https://doi.org/10.21118/apgs.v1i2.4947

Edição

Seção

Artigos