A Participação Social na Implantação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina

Autores

  • Katia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Luci Mari Aparecida Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Ilane Frank Dias Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v1i2.5064

Palavras-chave:

Gestão Social, Participação, Educação no Campo.

Resumo

Atender as singularidades da educação no campo é um ato social urgente. Nesse sentido, este estudo de caso apresenta uma análise de como aconteceu o processo da participação social na implantação do Curso de Graduação em Licenciatura em Educação no Campo da Universidade Federal de Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e em relação às técnicas de coleta de dados, utilizou-se a bibliográfica, a documental e entrevistas semiestruturadas, com seis atores sociais envolvidos, diretamente, com o Curso. Como categorias de análise optou-se pelos critérios de avaliação da qualidade democrática dos processos participativos, Castellà e Parés (2012), com foco nas dimensões “Quem participa?” e “Sobre o que se Participa?”. Os resultados da pesquisa apontaram que os critérios citados foram contemplados no momento de implantação do curso. No entanto, constatou-se que atualmente ocorre um distanciamento dos movimentos sociais em relação ao acompanhamento das políticas e ações inerentes ao curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Secretária Executiva e Chefe de Expediente da Coordenadoria do Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora em Administração e em Secretariado.

Luci Mari Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Secretária Executiva da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestranda em Administração (PPGADM/UFSC). Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial pela UFSC. Graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Ilane Frank Dias, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda do Curso de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina PPGA/UFSC. Mestre em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG/UDESC (2013). Especialista em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas FGV/SOCIESC (2010). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina ESAG/UDESC (2008). Possui experiência como professora de ensino superior nas instituições Faculdade Capivari (FUCAP) e FGV/SOCIESC. Atua voluntariamente como Diretora Administrativa e Financeira do Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba União da Ilha da Magia. Tem experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: plano de negócios, empresa familiar, empreendedorismo e terceiro setor.

Downloads

Publicado

2017-04-28

Como Citar

Moreira, K. D., Rodrigues, L. M. A., & Dias, I. F. (2017). A Participação Social na Implantação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina. Administração Pública E Gestão Social, 1(2), 120–129. https://doi.org/10.21118/apgs.v1i2.5064

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.