A reforma do estado e a gestão democrática na universidade pública brasileira

Autores

  • Eliana Vieira Turíbio Centro Universitário UNA
  • Eloisa Helena Santos Centro Universitário UNA.

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v1i3.5103

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Universidade Pública, Gestão Democrática, Participação Social.

Resumo

Este artigo aborda a Reforma do Estado implementada na década de 1990, no Brasil, e seus impactos sobre as universidades públicas que necessitaram se adaptar à nova política de diversificação e diferenciação que mensura seu valor pela competitividade e capacidade de inovação. Destaca a perda de controle sobre a definição de sua identidade, funções e gestão. A autonomia universitária e a democratização da gestão são apontadas como fundamentais na resistência ao gerencialismo. A participação social comparece como elemento primordial na gestão democrática da educação. O artigo realça que movimentos sociais, dentro e fora das universidades, buscam a efetiva partilha de poder nas instâncias decisórias. Embora chame a atenção para o fato de que universidades mantêm uma gestão centralizada e vertical que resiste às ideias e opiniões forjadas nos novos espaços participativos, o artigo acena com uma reforma criativa, democrática e emancipatória da universidade pública como alternativa para enfrentamento das pressões neoliberais.

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Biografia do Autor

Eliana Vieira Turíbio, Centro Universitário UNA

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA.

Eloisa Helena Santos, Centro Universitário UNA.

Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local do Centro Universitário UNA.

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Arquivos adicionais

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Turíbio, E. V., & Santos, E. H. (2017). A reforma do estado e a gestão democrática na universidade pública brasileira. Administração Pública E Gestão Social, 1(3), 194–204. https://doi.org/10.21118/apgs.v1i3.5103

Edição

Seção

Artigos