Relações de Poder e Resistências em uma Organização Pública: um Caso de Ensino

Autores

  • Paula Fernandes Furbino Bretas UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v10i3.5190

Palavras-chave:

Relações de Poder, Resistências, Administração Pública.

Resumo

A Lego (nome fictício) é uma organização pública do Poder Legislativo na qual houve um processo de mudanças administrativas concomitantes a alterações políticas nos cargos de direção. Acreditando que não se pode desconsiderar as relações políticas na Administração, considerando-a essencialmente técnica, neste caso será discutido o gerencialismo, os saberes marginalizados e as relações de poder-saber que legitimam o conhecimento válido no campo. Será abordada uma situação conflituosa específica, ocorrida na área de Comunicação, devido à fusão de dois setores que privilegiavam formas de saber distintos: o saber racional-legal e o saber tácito e prático. Além de estudar as relações de poder-saber, será possível compreender também como as resistências se configuraram por meio de ressignificações no discurso e por ações/ táticas.

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Biografia do Autor

Paula Fernandes Furbino Bretas, UFMG

Mestre em Administração pelo CEPEAD/FACE/UFMG (2015). Graduada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011). Membro do NEOS (Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade)/ UFMG.

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

Bretas, P. F. F. (2018). Relações de Poder e Resistências em uma Organização Pública: um Caso de Ensino. Administração Pública E Gestão Social, 10(3), 222–225. https://doi.org/10.21118/apgs.v10i3.5190

Edição

Seção

Casos para ensino