Microcrédito e Microempreendedor: O Caso do Crediamigo na Região do Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais

Autores

  • Leandro Martins Vieira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Francisco Vidal Barbosa Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21118/apgs.v1i1.4872

Palavras-chave:

Microcrédito, Vale do Jequitinhonha, Microempreendedores, Cluster Analysis

Resumo

O microcrédito tem despertado o interesse de governantes devido a sua suposta capacidade de combater a pobreza e de criar oportunidades de desenvolvimento econômico em áreas tradicionalmente pouco favorecidas economicamente. Todavia pouco se tem estudado a respeito dos microempreendimentos que utilizam este tipo de financiamento. Este trabalho busca esclarecer como o microcrédito influencia a promoção do empreendedorismo no Vale do Jequitinhonha. Para explicitar este fenômeno, foi realizado um survey com microempreendedores que foram atendidos pelo Crediamigo. Os dados coletados foram agrupados por meio da cluster analysis. A análise dos dados permitiu constatar que o microcrédito exerce uma influência positiva na lucratividade e na geração de fluxo de caixa nos negócios, uma vez que permite a formação de capital de giro em condições melhores do que aquelas que possuíam anteriormente. Porém, a influência positiva não foi encontrada na geração de novos empregos, já que grande parcela é composta por trabalhadores individuais.

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Biografia do Autor

Leandro Martins Vieira, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo, atrativos naturais, desenvolvimento local, interpretação e paisagem. Também possui Pós-Gradução Latu Sensu em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais - IBMEC MG (2008), Mestrando em Administração (Finanças) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013 - 2015). Participa do Grupo de Pesquisa EICIS coordenado pelo Prof. Dr. Francisco Vidal da FACE - UFMG

Francisco Vidal Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais

É professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais e professor visitante da University of Applied Sciences Schmalkalden - Alemanha desde 2002. Pós-doutorado em Gestão de empresas de base tecnológica - setor de biotecnologia pela Harvard University em Cambridge - EUA (2001/2002), doutorado em Competitividade Empresarial - Aston University em Birmingham - Reino Unido (1996), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984). Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (1977), graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), Tem lecionado, pesquisado e orientado alunos dos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado na UFMG desde 1985. Ministra disciplinas na área de gestão e finanças na Faculdade de Administração e Ciências Econômicas a respeito de temas como: empreendedorismo social e financeiro, Inovação tecnológica e social, Investimento, Cálculo Financeiro, Gestão de empresas de bionegócios, Microfinanças, Microcrédito, Sustentabilidade. Coordena trabalhos na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Competitividade, Empreendedorismo e venture capital, Performance, Gestão de empresas de biotecnologia, Investimento, Governança corporativa, e Gestão de projetos de responsabilidade e inclusão social. Coordena projetos de Intercâmbio Internacional com universidades de diversos países: Alemanha, Argentina, EUA, Finlândia, México.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

Vieira, L. M., & Barbosa, F. V. (2017). Microcrédito e Microempreendedor: O Caso do Crediamigo na Região do Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais. Administração Pública E Gestão Social, 1(1), 2–14. https://doi.org/10.21118/apgs.v1i1.4872

Edição

Seção

Artigos