Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Educação em Perspectiva Education in Perspective está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa e foi criada em 2010 com o objetivo de estimular a produção e a veiculação do conhecimento produzido na área de educação por autores ligados às instituições de ensino e pesquisa do País e do exterior. No âmbito da área de educação, a revista enfoca trabalhos sobre temáticas relativas à formação de professores, às práticas educativas e às ações políticas que resultam da relação entre a educação, o Estado e a sociedade brasileira.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos que se enquadrarem no escopo e nos padrões editoriais da revista serão encaminhados a dois avaliadores para apreciação de mérito quanto à qualidade e pertinência da publicação. Os avaliadores poderão indicar a publicação com ou sem modificações, bem como julgar o trabalho inadequado à revista. Caso haja discordância substantiva entre os pareceres dos avaliadores, o trabalho será encaminhado para apreciação de um terceiro avaliador. Os avaliadores não terão conhecimento sobre a autoria dos trabalhos sob sua análise, nem os autores terão conhecimento sobre os avaliadores do seu trabalho. A seleção dos trabalhos para publicação considerará a contribuição para a área de educação e a linha editorial da revista, a originalidade, a consistência, o rigor teórico-metodológico dado ao tema e a correção linguística do texto.

Assim, a revista tem as seguintes opções de avaliação:

  • aprovar integralmente
  • aprovar após correções obrigatórias e 
  • recusar para publicação.

Periodicidade

A Educação em Perspectiva / Education in Perspective até 2018 tinha periodicidade quadrimestral. A partir de 2019, adota a modalidade de Publicação Contínua.


Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista não cobra taxa de submissão, processamento ou publicação de artigos.

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2017-2020)

Online e Impresso  
Área  Estrato
Educação A2

Fonte: Sucupira - Qualis, 2023.

Catalogação na Publicação / Cataloguing in Publication Data

Ficha elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447
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Educação em Perspectiva / Universidade Federal de Viçosa, Depar-
      tamentos de Educação. – Viçosa, MG, v. 1, n. 1, jan./jun. (2010-).

      A partir do volume 10 de 2019, passou adotar a Publicação Contí-
      nua.   
      Periodicidade quadrimestral, a partir do v. 8/2017.
      Periodicidade semestral até v. 7/2016.
      e-ISSN 2178-8359 (on-line).
      ISSN 2178-258X (impresso).
      Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação.

      1. Educação - Periódicos.  I. Universidade  Federal de Viçosa.
Departamento de Educação.

                                                              CDD: 370.05
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Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

Educação em Perspectiva / Education in Perspective, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Declaração de Ética e Conduta de Boas Práticas / Statement of Ethics and Conduct of Best Practices

A Educação em Perspectiva / Education in Perspective (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa), ISSN impresso 2178-258X e ISSN eletrônico 2178-8359, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Educação em Perspectiva. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

 

The Educação em Perspectiva (Graduate Program in Education of the Federal University of Viçosa), ISSN printed 2178-258X and ISSN electronic 2178-8359, is dedicated to complying with good practices regarding moral conduct consistent with the scientific  publishing of journals Preventing neglect is also a crucial responsibility of the editor and the editorial team: any form of unethical behavior, as well as plagiarism in any instance, is not accepted in Educação em Perspectiva. Authors who submit articles to the journal declare that their content is original and ensure that the work has not been published nor is it in the process of review / evaluation in any other journal. In every number.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

Publicação Contínua (PC)

A revista Educação em Perspectiva / Education in Perspective passa a adotar a partir de janeiro/2019 a prática de Publicação Contínua (PC). Deste modo, os artigos serão publicados em um único volume anual, sem a necessidade de esperar a composição completa dos fascículos ou de edições seriadas. 

Política de submissão/publicação de trabalhos

A revista Educação em Perspectiva / Education in Perspective devido ao grande fluxo de submissões recebidas e com a finalidade de dar visibilidade e ampliar a pluralidade de pensamentos estabelece como política o intervalo de, no mínimo, 24 meses entre duas submissões de mesma autoria e/ou coautoria.

Integridade e Prevenção de Plágio

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio das publicações credenciadas no Portal, a revista Educação em Perspectiva, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Similarity Check (Crossref) implantada na revista desde novembro de 2019.