Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Educação em Perspectiva Education in Perspective está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa e foi criada em 2010 com o objetivo de estimular a produção e a veiculação do conhecimento produzido na área de educação por autores ligados às instituições de ensino e pesquisa do País e do exterior. No âmbito da área de educação, a revista enfoca trabalhos sobre temáticas relativas à formação de professores, às práticas educativas e às ações políticas que resultam da relação entre a educação, o Estado e a sociedade brasileira.

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Trabalhos de cunho científico inéditos e temáticas originais.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de experiências

Estudos originais sobre experiências docentes, em qualquer nível de ensino que signifiquem contribuição para o debate relativo ao foco e escopo da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pesquisas

Texto científico resultante de pesquisa concluída ou em desenvolvimento condizente com o foco e escopo da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenha

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Pareceristas

Listagem dos pareceristas do ano.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos que se enquadrarem no escopo e nos padrões editoriais da revista serão encaminhados a dois avaliadores para apreciação de mérito quanto à qualidade e pertinência da publicação. Os avaliadores poderão indicar a publicação com ou sem modificações, bem como julgar o trabalho inadequado à revista. Caso haja discordância substantiva entre os pareceres dos avaliadores, o trabalho será encaminhado para apreciação de um terceiro avaliador. Os avaliadores não terão conhecimento sobre a autoria dos trabalhos sob sua análise, nem os autores terão conhecimento sobre os avaliadores do seu trabalho. A seleção dos trabalhos para publicação considerará a contribuição para a área de educação e a linha editorial da revista, a originalidade, a consistência, o rigor teórico-metodológico dado ao tema e a correção linguística do texto.

 

Periodicidade

A Educação em Perspectiva / Education in Perspective no ano de 2017 passou a ter periodicidade quadrimestral.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A Revista não cobra taxa de submissão, processamento ou publicação de artigos.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Estrato Qualis-CAPES / Qualis-CAPES Evaluation (2013-2016)

Online e Impresso 
Área Estrato
EducaçãoB1

Fonte: Sucupira - Qualis, 2017.

 

Catalogação na Publicação / Cataloguing in Publication Data

Ficha elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447
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Educação em Perspectiva / Universidade Federal de
      Viçosa, Departamentos de Educação. – Viçosa,
      MG, v. 1, n. 1, jan./jun. (2010-).

     Periodicidade quadrimestral, a partir do v. 8/2017.
     Periodicidade semestral até v. 7/2016.
     e-ISSN 2178-8359 (on-line).
     ISSN 2178-258X (impresso).
     A partir do volume 10 passou adotar a Publicação Contínua.    
     Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação.

     1. Educação - Periódicos.  I. Universidade  Federal de Viçosa.
     Departamento de Educação.

                                                     CDD: 370.05

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Indexadores / Indexing

Educação em Perspectiva / Education in Perspective, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFV, está indexada em:

EM AVALIAÇÃO:

  • IRESIE
  • EBSCO A to Z
  • GeoDados
  • ESCI / WoS
  • Diadorim
  • Bibliografia Brasileira de Educação (BBE)
  • JSTOR
  • Scopus
  • SSOAR 

 

Divulgação em Catálogos, Bibliotecas Virtuais e Índices de métricas

EM AVALIAÇÃO

 

Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

Educação em Perspectiva / Education in Perspective, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

 

Declaração de Ética e Conduta de Boas Práticas / Statement of Ethics and Conduct of Best Practices

A Educação em Perspectiva / Education in Perspective (Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa), ISSN impresso 2178-258X e ISSN eletrônico 2178-8359, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Educação em Perspectiva. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

 

The Educação em Perspectiva (Graduate Program in Education of the Federal University of Viçosa), ISSN printed 2178-258X and ISSN electronic 2178-8359, is dedicated to complying with good practices regarding moral conduct consistent with the scientific  publishing of journals Preventing neglect is also a crucial responsibility of the editor and the editorial team: any form of unethical behavior, as well as plagiarism in any instance, is not accepted in Educação em Perspectiva. Authors who submit articles to the journal declare that their content is original and ensure that the work has not been published nor is it in the process of review / evaluation in any other journal. In every number.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

 

Publicação Contínua (PC)

A revista Educação em Perspectiva / Education in Perspective passa a adotar a partir de janeiro/2019 a prática de Publicação Contínua (PC). Deste modo, os artigos serão publicados em um único volume anual, sem a necessidade de esperar a composição completa dos fascículos ou de edições seriadas. 

 

Política de submissão/publicação de trabalhos

A revista Educação em Perspectiva / Education in Perspective devido ao grande fluxo de submissões recebidas e com a finalidade de dar visibilidade e ampliar a pluralidade de pensamentos estabelece como política o intervalo de, no mínimo, 24 meses entre duas submissões de mesma autoria e/ou coautoria.