AS FUNDAÇÕES DE APOIO PRIVADAS: NOTAS PARA A ANÁLISE DE UMA REALIDADE HETERONÔMICA

Autores

  • Giovane Saionara Ramos

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.16

Palavras-chave:

fundações de apoio, autonomia universitária, heteronomia cultural.

Resumo

Os rumos das políticas públicas para a educação superior, na sociedade contemporânea, evidenciam um projeto de sociedade pautado nos ajustes para a adequação à lógica mercantilista neoliberal. É perceptível a difusão de uma nova linguagem que se apropria de palavras-chave forjadas nas lutas sociais e no fazer acadêmico, ressignificando-as. A universidade paulatinamente vem sendo relexicalizada como educação terciária; a sociedade civil, de lócus em que ocorrem as lutas sociais, é convertida em um espaço de harmonia e colaboração, não raramente assumindo o lugar do mercado, e em nome da autonomia universitária, as contra-reformas instituem a heteronomia.

Nesse contexto, a universidade pública autárquica ou fundacional pública sofre alterações não só por meio da “reforma do Estado”, mas também pela proliferação das chamadas fundações de apoio privadas, intermediárias das parcerias público-privadas que celebram contratos com fins particularistas em detrimento da autonomia universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

RAMOS, G. S. AS FUNDAÇÕES DE APOIO PRIVADAS: NOTAS PARA A ANÁLISE DE UMA REALIDADE HETERONÔMICA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 1, 2010. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i1.16. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6449. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos