Ensino Profissionalizante e Ensino Médio: novas análises a partir da LDB 9394/96

Autores

  • Perola Fatima Valente Simpson Viamonte

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.67

Palavras-chave:

educação e trabalho, ensino técnico profissionalizante, transformações no trabalho.

Resumo

RESUMO

 

 

Estabelecendo como ponto de partida as transformações técnico-científicas e os fenômenos decorrentes do desenvolvimento do modo de produção capitalista responsáveis pelo desencadeamento de desafios a serem enfrentados pela educação brasileira, em especial a educação profissionalizante, este artigo se propõe a contribuir para um melhor entendimento das políticas públicas educacionais a partir da LDB/1996 enfocando as proposições recentes dos órgãos governamentais no que diz respeito a focalização da educação profissionalizante. Tais considerações implicam a articulação e desarticulação da formação geral e formação específica, tendo em vista as novas demandas por qualificação profissional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Perola Fatima Valente Simpson Viamonte

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) Graduada em Pedagogia (UFJF) é pedagoga no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia sudeste de Minas Gerais Campus Juiz de Fora onde participa do Grupo de Pesquisa GEPE (Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação).

Downloads

Publicado

2012-01-18

Como Citar

VIAMONTE, P. F. V. S. Ensino Profissionalizante e Ensino Médio: novas análises a partir da LDB 9394/96. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 1, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i1.67. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6469. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos