A DOCÊNCIA (E A FORMAÇÃO DOCENTE) NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DILEMAS E DESAFIOS

Autores

  • Simone Medeiros Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.90

Palavras-chave:

políticas educacionais, formação de professores, educação a distância.

Resumo

Este texto parte de inquietações e problematizações de processos de formação a distância, os quais tem revelado os limites e as fragilidades da expansão da educação a distância no País, num contexto marcado por contradições nas diretrizes das políticas de formação de professores, onde essa modalidade tem sido definida como prioritária por meio de diferentes programas, projetos e ações e não de políticas e diretrizes mais amplas articuladas aquelas de formação de professores presencial. Nossa intenção é compreender (ou ao menos problematizar) como se constitui e como se revela, no interior dos debates e discussões da formação de professores no País, a docência (e a formação docente) na Educação a Distância. Dada a complexidade da temática e os limites da sua compreensão, entendemos que essa reflexão representa apenas uma contribuição para o debate em (per)curso.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Medeiros, Universidade Federal de Goiás

Doutoranda em Educação, da linha Estado e Políticas Educacionais, da UFG. Mestre em Educação, da linha Tecnologias na Educação, pela UnB. Especialista em Educação a Distância (UnB). Atua no Ministério da Educação, desde 1997, na área de Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2011-07-26

Como Citar

MEDEIROS, S. A DOCÊNCIA (E A FORMAÇÃO DOCENTE) NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: DILEMAS E DESAFIOS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 1, n. 2, 2011. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v1i2.90. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6478. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos