PARA UMA CRÍTICA DOS DISCURSOS DA IDENTIDADE REFLEXIVA

Autores

  • José de Assis Moraes Júnior Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.128

Palavras-chave:

Educação, Identidade, Formação de Professores, Professor Reflexivo

Resumo

A partir da análise dos escritos de Marilda Gonçalves Dias Facci, com relação à formação de professores reflexivos, o presente artigo procura estabelecer o entrecruzamento dos conceitos Pierre Bourdianos de estrutura e habitus, presentes em O Senso Prático, alocando-os, de forma crítica, no bojo das questões relativas ao processo de produção da subjetividade docente. Em seguida, pretende questionar as identidades constituídas a partir da imersão na profissão docente, suas correlações, seus entrecruzamentos, seus traumas, suas indefinições. No bojo da questão central – que identidades? – alocada no cerne das investigações a respeito da temática da formação de professores, pretende-se analisar, sob olhar crítico, os argumentos desenvolvidos pelo aporte teórico escolhido. Procura indagar, ainda, a respeito da relevância de tal questionamento para o debate do tema da formação de professores, sobretudo da formação de professores ditos reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José de Assis Moraes Júnior, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduado em Licenciatura em Filosofia, pela Universidade Metodista de Piracicaba. Mestrando em Educação, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", sob a orientação do Prof. Dr. Romualdo Dias.

Downloads

Publicado

2012-05-09

Como Citar

MORAES JÚNIOR, J. de A. PARA UMA CRÍTICA DOS DISCURSOS DA IDENTIDADE REFLEXIVA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 2, 2012. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.128. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6494. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos