A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NOTAS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE ANÍSIO TEIXEIRA

Autores

  • Nayara Ferreira de Moura Barbosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • José Rubens de Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.280

Palavras-chave:

Formação de Professores, Anísio Teixeira

Resumo

A partir do tema de formação de professores em pesquisas na área da Educação, esse artigo propõe analisar como as contribuições das ideias do educador brasileiro Anísio Teixeira influenciaram e ainda influenciam esse campo temático. O educador discute vários conceitos extremamente necessários para essa área como ensino, modalidades de ensino, escola, educação, democracia, direitos. Ou seja, são conceitos que devem ser debatidos em um curso de formação de professores, e por isso, reafirmamos a necessidade em estudar o pensamento de Anísio Teixeira. Nesse sentido, expomos uma breve trajetória do autor e suas ideias educacionais sobre a educação brasileira justificando a necessidade dos estudantes da área da Educação em conhecer esse educador que se fez presente em vários momentos históricos, políticos e administrativos importantes do ensino brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara Ferreira de Moura Barbosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduada em Letras com Licenciatura em Língua Inglesa e Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente – FOPROFI/CNPq/UFOP e mestranda em Educação do PPGE/UFOP.

José Rubens de Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, com estágio de pós-doutoramento na Université Laval, em Québec, Canadá. É professor adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, vice-coordenador do PPGE/UFOP, líder do Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente – FOPROFI/CNPq/UFOP e membro do Comitê Científico da ANPEd (GT08), 2010-2012.

Downloads

Publicado

2013-02-07

Como Citar

BARBOSA, N. F. de M.; JARDILINO, J. R. de L. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: NOTAS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE ANÍSIO TEIXEIRA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.280. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6560. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.