A PRESENÇA DA ESCOLA NO DESFILE DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE PEQUENA

Autores

  • Mitsi Pinheiro de Lacerda Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.289

Palavras-chave:

cidades pequenas, currículo, avaliação

Resumo

É próprio das sociedades promoverem cortejos públicos onde desfilam para si mesmas, interrompendo o cotidiano da cidade. Neste artigo são apresentados resultados de estudo que aborda a presença da escola no desfile comemorativo de aniversário municipal, promovido pela administração pública, em duas cidades pequenas. Estudando em desfiles e não sobre eles, são observadas: a) a apropriação dos estudantes em relação à nota de participação e b) a delimitação de temas para o desfile e interferência junto aos currículos escolares. Trata-se de estudo de cunho etnográfico, com documentação direta (conversas, produção e coleta de imagens). A conclusão aponta para: a) a curiosa circularidade que alimenta o deslocamento de práticas escolares em direção ao cotidiano da cidade; b) os consumos de praticantes que transformam os resíduos de um currículo prescrito, em currículos praticados e c) as táticas de praticantes, que alteram seus resultados escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Educação pela USP. Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense. Departamento de Ciências Humanas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Cotidiano Escolar.

Downloads

Publicado

2013-02-07

Como Citar

LACERDA, M. P. de. A PRESENÇA DA ESCOLA NO DESFILE DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE PEQUENA. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.289. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6565. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)