As contribuições do enfoque CTS e da Educação Matemática Crítica para a concepção de não neutralidade dos modelos matemáticos em atividades no Ensino Médio

Autores

  • Thiago Brañas de Melo IFRJ - campus São Gonçalo

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.290

Palavras-chave:

Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), Educação Matemática Crítica, Modelagem Matemática no Ensino Médio.

Resumo

Este trabalho consistiu em buscar uma resposta para a seguinte questão: O enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade e a Educação Matemática Crítica podem contribuir por meio de atividades didáticas para uma concepção de não-neutralidade dos modelos matemáticos e para uma percepção dos poderes decisórios na modelagem matemática? Buscou-se os históricos e os conceitos das duas linhas mestras deste trabalho, Ciência-Tecnologia-Sociedade e Educação Matemática Crítica, além das confluências entre ambas, que permitiram argumentar em favor da concepção de não-neutralidade dos modelos matemáticos e da percepção dos poderes decisórios na modelagem matemática. A metodologia de pesquisa foi o estudo de caso, de caráter qualitativo, em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio de um colégio federal da região metropolitana do Rio de Janeiro. As atividades didáticas foram divididas em três etapas, a escolha do tema, o processo de modelagem matemática e as questões sócio-políticas. Três conjuntos de atividades foram desenvolvidos, cada um com uma temática: o valor da passagem do transporte público coletivo, os jogos de azar e o futebol. A pesquisa foi concluída com uma resposta positiva à pergunta de partida, ressaltando que as atividades contribuem, de fato, com uma mudança de concepção quando realizadas constantemente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Brañas de Melo, IFRJ - campus São Gonçalo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2012). Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus São Gonçalo. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática Crítica, Prática docente e Saberes discentes, Modelagem Matemática no Ensino e Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade.

Downloads

Publicado

2013-02-07

Como Citar

MELO, T. B. de. As contribuições do enfoque CTS e da Educação Matemática Crítica para a concepção de não neutralidade dos modelos matemáticos em atividades no Ensino Médio. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 3, n. 2, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v3i2.290. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6566. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumo de Teses e Dissertações