CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:

Autores

  • Neusa Banhara Ambrosetti UNITAU
  • Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento UFRJ
  • Patrícia Albieri Almeida Fundação Carlos CHagas
  • Ana Maria Gimenes Corrêa Calil UNITAU
  • Laurizete Ferragut Passos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.405

Palavras-chave:

relação universidade-escola, formação de professores, PIBID

Resumo

O texto discute dados de uma pesquisa que objetivou investigar o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência a partir do ponto de vista de estudantes de três universidades que participam do Programa. Nesta discussão, é dada especial atenção à formação docente baseada na parceria entre universidade e escola, procurando identificar até que ponto essa experiência vem contribuindo para superar o distanciamento entre os espaços da formação e do exercício profissional, e as possíveis implicações para a formação profissional dos participantes do programa. Nos procedimentos metodológicos recorreu-se à realização de grupos de discussão com estudantes bolsistas. Os resultados sugerem que o programa favorece a criação de um espaço de construção de um novo conhecimento, produzido nas relações entre instituições e sujeitos, integrando os diferentes saberes que constituem o conhecimento profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusa Banhara Ambrosetti, UNITAU

Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade de Taubaté, junto ao Departamento de Pedagogia.

Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, UFRJ

Doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2006), mestre em Educação pela mesma universidade (1996). Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ.

Patrícia Albieri Almeida, Fundação Carlos CHagas

Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas.

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, UNITAU

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é doutoranda pelo mesmo programa. Professora da Universidade de Taubaté, junto ao Departamento de Pedagogia.

Laurizete Ferragut Passos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora aposentada da Unesp e atualmente Professora Assistente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Downloads

Publicado

2013-09-04

Como Citar

AMBROSETTI, N. B.; NASCIMENTO, M. das G. C. de A.; ALMEIDA, P. A.; CALIL, A. M. G. C.; PASSOS, L. F. CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES:. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 1, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.405. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6615. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê