DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL: DA REGULAMENTAÇÃO AOS PROJETOS INSTITUCIONAIS

Autores

  • Leda Scheibe UFSC/UNOESC
  • Vera Lúcia Bazzo UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.420

Palavras-chave:

Formação de Professores para a Educação Básica – Regulamentação e Implantação de Diretrizes Curriculares. Base Comum Nacional

Resumo

O presente artigo discute a reforma curricular dos cursos de formação de professores da Educação Básica, em nível superior, no Brasil a partir de dois campos: o oficial e o institucional. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em Nível Superior, Curso de Licenciatura, de Graduação Plena (Resolução CNE/CP 1/2002), aprovadas com base no Parecer do CNE/CP 009/2001, representam os textos oficiais dessa reforma. No campo institucional surgem as propostas de matrizes curriculares para os cursos. Confirma-se o pressuposto de que os dois campos se constituem em instâncias de regulação nas quais se estabelecem mediações entre a legislação, os interesses envolvidos e as concepções postas nos momentos da construção das matrizes curriculares e dos projetos pedagógicos. As diretrizes foram constituídas num campo de negociação entre os diversos atores que dele participaram; a implantação dessas diretrizes envolve, contudo, um outro processo de negociação que se dá no interior das  instituições, e que  considera apenas em parte as definições oficiais. Conclui-se que o estabelecimento de uma base comum nacional para os cursos de licenciatura é um processo que, embora não dispense determinações oficiais iniciais, não se efetiva sem a sua institucionalização na prática da formação.   

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Biografia do Autor

Leda Scheibe, UFSC/UNOESC

Professora Emérita da UFSC, doutora em Educação (PUCSP, 1987).

Programas de Pós-Graduação em Educação da UFSC e da UNOESC/Joaçaba, SC

Vera Lúcia Bazzo, UFSC

Doutora em Educação pela UFRGS.

Professora do Depto. Metodologia de Ensino da UFSC.

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Publicado

2013-09-04

Como Citar

SCHEIBE, L.; BAZZO, V. L. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA NO BRASIL: DA REGULAMENTAÇÃO AOS PROJETOS INSTITUCIONAIS. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 4, n. 1, 2013. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v4i1.420. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6628. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê