EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ESCOLA DO CAMPO: APROXIMAÇÃO QUE DISTANCIA NA LAGE DAS AROEIRAS – COMUNIDADE DE FUNDO DE PASTO

Autores

  • Edmerson Dos Santos Reis Universidade do Estado da Bahia
  • Gabriela dos Santos Barbosa UNEB

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.631

Palavras-chave:

Fundo de Pasto, Educação Contextualizada, Escola do Campo.

Resumo

O principal objetivo deste trabalho centra-se nas práticas educativas exercidas pela Comunidade de Fundo de Pasto de Lage das Aroeiras, município de Uauá – BA. Nós tentamos perceber como tais práticas estão próximas da Educação Contextualizada e de que forma a Escola, enquanto espaço formal de ensino insere os saberes locais em relação ao ensino e compreensão das atividades empreendidas no campo, e, também, em relação à ressignificação do uso da terra como símbolo de luta na conquista de sua regularização. Como plano de fundo, nós acreditamos que destacar essas práticas é muito importante, pois também nos permite perceber como elas reforçam a Convivência com o Semiárido, a partir do cuidado com os bens (in)tangíveis que a natureza oferece. Tal proposição brotou de uma inquietação quanto à efetiva prática/presença da Escola do Campo em uma comunidade de Fundo de Pasto, concebida como comunidade tradicional. Neste caso, por estar inserida em um contexto rural, a escola deveria materializar o ensino também a partir dos saberes sobre a terra como forma de reforçar os valores da própria comunidade. Assim, isto promoveria a Educação do Campo Contextualizada, algo muito comum no interior do Brasil onde as comunidades não estão vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais de luta pela terra e pelo direito a Educação, muitas vezes tornando-se vulneráveis à boa vontade dos poderes públicos locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmerson Dos Santos Reis, Universidade do Estado da Bahia

Professor do Departamento de Ciências Humanas - DCH - Campus III da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Membro do Quadro Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA, Membro da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro e do Fórum Nacional de Educação do Campo.

Gabriela dos Santos Barbosa, UNEB

 Mestranda do Programa de Pós-graduação - Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA/UNEB

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

REIS, E. D. S.; BARBOSA, G. dos S. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E ESCOLA DO CAMPO: APROXIMAÇÃO QUE DISTANCIA NA LAGE DAS AROEIRAS – COMUNIDADE DE FUNDO DE PASTO. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 6, n. 2, 2015. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v6i2.631. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/6779. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê