O pensamento de Paulo Freire no contexto da formação de educadores do MST

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.935

Palavras-chave:

Paulo Freire. Formação dos educadores. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

Resumo

Este artigo tematiza as contribuições de Paulo Freire na abordagem da formação dos educadores do campo, a partir de dados de pesquisa que objetivou compreender como se efetiva a formação continuada dos educadores que atuam em Assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em diálogo com os referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, as contribuições de Paulo Freire sustentam a análise de dados decorrentes de entrevista semiestruturada realizada com um gestor municipal da educação do campo, além da roda de conversa desenvolvida com o Setor de Educação do MST que integra o município pesquisado. Os dados apontam referências à possibilidade de uma formação articulada pelo movimento social organizado, alicerçada na vida dos educadores e engajada com os sujeitos do campo. O artigo demonstra a atualidade do pensamento de Freire nas ações político-pedagógicas realizadas em assentamentos de Reforma Agrária.

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Biografia do Autor

Marle Aparecida Fideles de Oliveira Vieira, Prefeitura Municipal de Vitória

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professora da rede municipal de Vitória/Espírito Santo. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae).

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora no Departamento de Linguagens Cultura e Educação e no Programa de Pós-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (DLCE/PPGE/CE/Ufes). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (Grufae). Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET): Projeto Educação. Coordenadora do GT07: Educação de crianças de zero a seis anos, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (2016-2019).

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Arquivos adicionais

Publicado

2018-06-03

Como Citar

VIEIRA, M. A. F. de O.; CÔCO, V. O pensamento de Paulo Freire no contexto da formação de educadores do MST. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 9, n. 1, p. 159–173, 2018. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v9i1.935. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7012. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos