ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA INORGÂNICA DO SAL DE COZINHA COM O SAL ROSA DO HIMALAIA PELO MÉTODO DE FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X POR DISPERSÃO DE ONDAS

Autores

  • Anne Borges de Bastos Universidade do Estado do Amazonas
  • Hugo Rafael do Amaral Carvalho Universidade do Estado do Amazonas
  • Cláudia Cândida Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Lídia Medina Araújo Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0678-0687

Palavras-chave:

, Sal Rosa do Himalaia, Composição Elementar, Fluorescência de Raios-X

Resumo

O sal rosa do Himalaia é um produto que ganha destaque atualmente em função de suas características nutricionais e teor de sódio reduzido se comparado com o sal comum, porém não existem pesquisas que comprovem cientificamente a validade dessa premissa. Assim, o objetivo desse estudo foi identificar a composição química inorgânica do sal rosa e do sal de cozinha, comparando os resultados obtidos e determinando as diferenças entre eles. Foram utilizadas duas amostras de cada sal, ambas em triplicata, sendo submetidas a análise qualitativa e quantitativa através do método de fluorescência de raios-X por dispersão de ondas. Os dois sais apresentaram diferenças de 0,54% para o Cl e 2,61% para o Na, sendo a concentração de sódio menor no sal rosa. Quanto aos elementos traço, o sal do Himalaia conservou grande parte de seus nutrientes do solo, enquanto o sal de cozinha possuía concentrações menores de minerais devido, principalmente, a aditivos. A similaridade entre as amostras foi avaliada através de uma análise preliminar de agrupamento hierárquico de grupos (HCA) que mostrou a presença de dois grupos distintos de sais. No entanto, maiores análises multivariadas são necessárias para determinar se o sal rosa pode ser uma alternativa de maior fonte de minerais e menor teor de sódio para a substituição do sal comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Borges de Bastos, Universidade do Estado do Amazonas

Aluna de graduação em Engenharia Química, bolsista de iniciação científica.

Hugo Rafael do Amaral Carvalho, Universidade do Estado do Amazonas

Aluno de graduação em Engenharia Química, bolsista de iniciação científica.

Cláudia Cândida Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo (IQSC - 1999) e doutorado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo (IQSC - 2005). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cristalografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cristalografia, química quântica (método semi-empírico), quimiometria, deternimação de estruturas de pequenas moléculas por difração de raios-X por monocristais, difração de raios-X por amostras policristalinas e fluorescência de raios-X. Atualmente é professora do curso de engenharia química da Universidade do Estado do Amazonas, onde é líder do Grupo Crowfoot de Métodos de Raios-X de pesquisa.

Lídia Medina Araújo, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná(1985), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Federal do Amazonas(1993) e doutorado em Programa Multi-institucional de Pós-graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas(2007). Atualmente é Professor assistente da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Química. Atuando principalmente nos seguintes temas:Alimentos funcionais, Adoçante Xilitol, Theobroma grandiflorum, Passiflora edulis.

Downloads

Publicado

2017-01-02

Como Citar

Bastos, A. B. de, Carvalho, H. R. do A., Silva, C. C., & Araújo, L. M. (2017). ANÁLISE E COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA INORGÂNICA DO SAL DE COZINHA COM O SAL ROSA DO HIMALAIA PELO MÉTODO DE FLUORESCÊNCIA DE RAIOS-X POR DISPERSÃO DE ONDAS. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 3(4), 0678–0687. https://doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0678-0687

Edição

Seção

General Articles