ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO APROVEITAMENTO COMERCIAL DE AREIA RETIDA NO TRATAMENTO PRELIMINAR DA ETE ONÇA –MG

Autores

  • Warley Ruas Silva Universidade Federal de Minas Gerais / Ex-Aluno
  • Kasandra Isabella Helouise Mingoti Poague Universidade Federal de Minas Gerais / Mestranda
  • Julia Chaves Silva Nunes Universidade Federal de Minas Gerais / Ex-Aluna

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl4iss4pp0445-0449

Palavras-chave:

Subprodutos, Reuso, Economia Circular

Resumo

O reuso de subprodutos advindos do tratamento de esgotos sanitários é uma temática que vem crescendo cada vez mais atualmente. Esse trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação econômica da reutilização da areia proveniente do tratamento preliminar da Estação de Tratamento de Esgoto do Ribeirão do Onça (ETE Onça). Para isso foram avaliadas as etapas necessárias para esse reuso que seriam:  lavagem, secagem, controle de odor e proliferação de vetores e higienização. Para a lavagem utilizou-se um lavador de areia. Na secagem optou-se por utilizar pátios de secagem já construídos na ETE. Para o controle de odor, proliferação de vetores e higienização foi calculada uma adição de cal. Entre os gastos e ganhos advindos da venda da areia estimou-se que a partir do 20º mês a ETE já haveria recuperados os gastos iniciais e ao final de 2 anos conseguiria um lucro total de R$46.259,33.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Warley Ruas Silva, Universidade Federal de Minas Gerais / Ex-Aluno

Engenheiro Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Técnico em Meio Ambiente pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET).

Kasandra Isabella Helouise Mingoti Poague, Universidade Federal de Minas Gerais / Mestranda

Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestranda no programa de Pós-graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da UFMG.

Julia Chaves Silva Nunes, Universidade Federal de Minas Gerais / Ex-Aluna

Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Referências

ADVFN Brasil. Indicadores Econômicos – IPCA. 2017. Disponível em:< https://br.advfn.com/indicadores/ipca>. Acesso em: 17 de novembro de 2017.

BORGES, N. B. Aproveitamento dos resíduos gerados no tratamento preliminar de estações de tratamento de esgoto. 2014. 238 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação e Área de concentração em Hidráulica e Saneamento – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014.

BORGER, N. B; CAMPOS, J. R; PABLOS, J. M; FERREIRA, G. T. Potencialidade da utilização da areia removida em desarenadores de estação de tratamento de esgoto na construção civil, como material alternativo à areia comercial comum. Revista DAE, v. 64, n. 203, p. 64-79, 2016.

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. Downloads. SINAPI – a partir de Jul/2009 – MG. 2017. Disponível em: <http://www.caixa.gov.br/site/Paginas/downloads.aspx#categoria_648>. Acesso em: 17 de novembro de 2017.

CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais. Valores de Tarifa e Serviços. 2018. Disponível em: <https://www.cemig.com.br/pt-br/atendimento/Paginas/valores_de_tarifa_e_servicos.aspx>. Acesso em: 18 de out. 2018.

COPASA – Companhia de Saneamento de Minas Gerais. Concursos. 2018. Disponível em: http://www.copasa.com.br/wps/portal/internet/a-copasa/concurso-publico. Acesso em: 18 de out. 2018.

GEYER, A. L. B. Contribuição ao estudo da disposição final e aproveitamento da cinza de lodo de estações de tratamento de esgotos sanitários como adição ao concreto. 2001. 238 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

GASPARIM, J. C. Viabilidade de aproveitamento de resíduos de tratamento de esgotos na construção civil. 2013. 227 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, na área de concentração de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

LESSA, G. T. Contribuição ao estudo da viabilidade da utilização do lodo de estação de tratamento biológico de esgoto misto na construção civil. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Modalidade Profissionalizante Ênfase em Engenharia Ambiental e Tecnologias Limpas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.

Downloads

Publicado

2018-10-23

Como Citar

Silva, W. R., Poague, K. I. H. M., & Nunes, J. C. S. (2018). ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA DO APROVEITAMENTO COMERCIAL DE AREIA RETIDA NO TRATAMENTO PRELIMINAR DA ETE ONÇA –MG. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 4(4), 0445–0449. https://doi.org/10.18540/jcecvl4iss4pp0445-0449

Edição

Seção

Environmental Engineering and Clean Technologies