ANÁLISE DA INJEÇÃO DE ÁGUA QUENTE EM UM RESERVATÓRIO DE ÓLEO LEVE COM CONFIGURAÇÕES EM LINHAS DIRETAS E LINHAS ESCONSAS

Autores

  • Geovanna Cruz Fernandes Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0002-4361-8535
  • Bianca Gabriel de Souza Universidade Federal de Sergipe
  • Douglas Bitencourt Vidal Universidade Federal da Bahia
  • Karolline Dewanele Santana Rocha Universidade Federal de Sergipe
  • Hariel Udi Santana Mendes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss2pp0168-0173

Palavras-chave:

injeção de água, métodos de recuperação, esquemas de injeção, fator de recuperação,

Resumo

Os métodos de recuperação avançada de óleo são utilizados com o objetivo de otimizar o rendimento das reservas petrolíferas, alcançando as maiores taxas de recuperação possíveis. Devido ao baixo custo e maior abundância, o principal método utilizado é a injeção de água. Entretanto, este método possui limitação na eficiência de varrido e boa parte do óleo permanece no reservatório. Neste cenário, as malhas de injeção, isto é, a distribuição dos poços injetores e produtores são de fundamental importância quando se deseja aumentar a área do reservatório que é varrida pela água injetada. Este trabalho tem o intuito de analisar o desempenho da injeção de água em um reservatório de óleo leve, comparando duas configurações de injeção, a de linhas diretas e a de linhas esconsas. Para a realização dessas análises, utilizou-se o simulador ANSYS CFX 18.1, aplicando o método de recuperação térmico para cada esquema de injeção. Os parâmetros analisados foram saturação de óleo, variação da pressão ao longo do tempo e vazão de injeção, a fim de encontrar dados para eficiência de varrido e fator de recuperação. Dos resultados obtidos, pôde-se concluir que a injeção de água se deu conforme o esperado, além de mostrar que a melhor configuração de injeção foi a de linhas esconsas, já que obteve os melhores valores para eficiência de varrido e fator de recuperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, N. P.; DA SILVA, N. V. S.; DE ASSIS D. C. A. Estudo de predição de projetos de recuperação de petróleo por injeção contínua de águas e gás: Campo de East Unity, Bacia de Muglad. HOLOS, v.1, p. 174-184, 2017.

BARILLAS, J. L. M. Estudo do Processo de Drenagem Gravitacional de Óleo com Injeção Contínua de Vapor em Poços Horizontais. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2005.

CUNHA, A. L. Recuperação avançada não-isotérmica de óleos pesados em reservatórios de petróleo via simulação numérica. 2010. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, PB, 2010.

MATTE, A. C. Métodos Especiais de Recuperação Avançada de Petróleo Utilizando Injeção de Dióxido de Carbono Gasoso e Seus Processos Derivados. 2011. 63 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2011.

MEDEIROS, K. R. C. Análise da Influência do Layout de Malha na Produção de um Reservatório de Óleo Leve Submetido à Injeção de Água. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2015.

NAVEIRA, L. P. Simulação de Reservatórios de Petróleo Utilizando o Método de Elementos Finitos para a Recuperação de Campos Maduros e Marginais. 2007. 97f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2007.

ROSA, A. J.; CARVALHO, R. S.; XAVIER, J. A. D. Engenharia de Reservatórios de Petróleo. 1ª edição, Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2006.

VALENTIM, P. C. Análise econômica de um projeto de injeção de água aplicado a um reservatório com características do nordeste brasileiro. 2015. Monografia (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2015.

Downloads

Publicado

2019-04-26

Como Citar

Fernandes, G. C., de Souza, B. G., Vidal, D. B., Santana Rocha, K. D., & Mendes, H. U. S. (2019). ANÁLISE DA INJEÇÃO DE ÁGUA QUENTE EM UM RESERVATÓRIO DE ÓLEO LEVE COM CONFIGURAÇÕES EM LINHAS DIRETAS E LINHAS ESCONSAS. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 5(2), 0168–0173. https://doi.org/10.18540/jcecvl5iss2pp0168-0173

Edição

Seção

Engineering of Petroleum, Natural Gas and Biofuels