O NIVELAMENTO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – FACEMG

Autores

  • Cláudia Magarete Lacerda Veloso Faculdade de Ensino de Minas Gerais
  • ADRIANA DO CARMO SILVA ROCHA COUTO FACULDADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS - FACEMG
  • MAYARA DE CARVALHO VALENTIM FACULDADE DE ENSINO DE MINAS GERAIS - FACEMG

DOI:

https://doi.org/10.18540/jcecvl4iss4pp0399-0404

Resumo

Estudos revelam que nas últimas três décadas ocorreram uma expressiva ampliação do ensino superior e, principalmente, nos cursos de Engenharia. No entanto, os índices de evasão nos cursos de Engenharia são expressivos. Muitos estudantes que conseguem se matricular nos cursos de Engenharia, acabam abandonando o curso. Muito embora o esforço familiar para mantê-los na escola, as condições socioeconômicas nas quais, muitas vezes se encontram, contribuem fortemente para uma trajetória escolar marcada por rupturas e abandonos. No intuito de diminuir a evasão escolar, as Instituições de Ensino Superior tem oferecido a esses alunos que apresentam uma formação escolar incipiente alguns instrumentos de nivelamento. Nesta pesquisa iremos identificar os instrumentos de nivelamento utilizados pela Faculdade de Ensino de Minas Gerais – FACEMG, para os cursos de Engenharia Civil. Interessa-nos saber se o nivelamento escolar oferecido pela FACEMG contribui na redução da evasão nos cursos de Engenharia Civil. Em busca de resposta para a nossa questão, aplicamos questionários e realizamos grupos focais com os alunos do Curso de Engenharia Civil do primeiro ao quinto período, durante os meses de fevereiro e março.

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Biografia do Autor

Cláudia Magarete Lacerda Veloso, Faculdade de Ensino de Minas Gerais

Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho, mestre em Educação Tecnológica e Coordenadora do Curso de Engenharia Civil da FACEMG.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Veloso, C. M. L., COUTO, A. D. C. S. R., & VALENTIM, M. D. C. (2018). O NIVELAMENTO ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE REDUÇÃO DA EVASÃO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL – FACEMG. The Journal of Engineering and Exact Sciences, 4(4), 0399–0404. https://doi.org/10.18540/jcecvl4iss4pp0399-0404

Edição

Seção

Engineering Education and Science Education