A tecnologia multimídia ergoshow como prática na formação de conceitos quanto a ergonomia, saúde e segurança no trabalho e na busca de saúde, bem-estar e qualidade de vida na família

Autores

  • Sharinna Venturim Zanuncio Universidade Federal de Viçosa
  • Simone Caldas Tavares Mafra Universidade Federal de Viçosa
  • Francisco Rebelo Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal
  • Maria de Lourdes Mattos Barreto Universidade Federal de Viçosa

Resumo

A saúde e segurança do trabalhador devem ser trabalhadas desde cedo com crianças e adolescentes, na perspectiva de que sejam adultos mais conscientes quanto a estes aspectos, isto é o que pretende o ERGOSHOW, um jogo multimídia, para transmitir conteúdos da Ergonomia, Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Assim, o objetivo deste estudo foi discutir a importância e a contribuição dos meios multimídia como facilitador no processo ensino-aprendizagem, de crianças entre 12 e 14 anos, no que se refere à instrumentalização e construção de conceitos sobre a temática SST. Para alcance dos objetivos foram utilizados, questionários, entrevistas e o software ERGOSHOW. Sendo que para análise dos dados foram consideradas as falas dos entrevistados e o desempenho das crianças, quando da utilização do referido software. Obtendo-se como principal resultado que o uso de ferramentas multimídias no aprendizado da temática SST, se apresentou como estimulador ao aprendizado, principalmente quando se considera o relato dos pais quanto ao comportamento diferenciado das crianças após o desenvolvimento das atividades.

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Biografia do Autor

Sharinna Venturim Zanuncio, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestranda vinculada do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da UFV e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). Assistente de Pesquisa do Grupo de Pesquisa ERGOPLAN (Planejamento Ergonômico do Trabalho) da UFV. Ao longo da gradução em Economia Doméstica acumulou experiências na área de vestuário e têxteis, modelagem, lavanderia e hotelaria hospitalar, ergonomia, segurança e acidentes no trabalho, qualidade de vida, além de experiências quanto à extensão universitária e responsabilidade social, por meio do atendimento à comunidade viçosense em suas diversas demandas ligadas às áreas da Economia Doméstica.

Simone Caldas Tavares Mafra, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Domestica pela Universidade Federal de Viçosa (1989), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência destacada na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia de Projeto e Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ergonômica do trabalho, planejamento de situações de trabalho, avaliação de protótipo e conformidade de móveis, qualidade de vida no trabalho, qualidade de vida, envelhecimento funcional, envelhecimento populacional. É pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa ERGOPLAN (Grupo de Planejamento Ergonômico do Trabalho). Orientadora junto ao Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica na linha de pesquisa "Família, Bem-estar social e qualidade de vida", considerando as tematicas qualidade de vida, envelhecimento funcional, politica social e envelhecimento. Desde 2007 é bolsista da SESu/MEC, na modalidade tutora do Programa de Educação Tutorial em Economia Doméstica. Realizou o pós-doutorado, no Sealy Center on Aging da University of Texas Medical Branch, Texas, Estados Unidos, centro este colaborador da WHO/PAHO na linha de pesquisa Minority Aging, sob a orientação da Dra. Rebeca Wong.

Francisco Rebelo, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal

Atualmente é professor associado na Faculdade de Motricidade Humana no Departamento de Ergonomia da Universidade Técnica de Lisboa lecionando na Licenciatura em Ergonomia e no Mestrado de Ergonomia na Segurança no Trabalho. Licenciado em Ergonomia, na Faculdade de Motricidade Humana e Doutorado em Motricidade Humana na especialidade de Ergonomia na Faculdade de Motricidade Humana.

Maria de Lourdes Mattos Barreto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora Associada I (DR) da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia Doméstica, com ênfase na Área de Família e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas Públicas, Programas e Projetos Sociais para a Infância; Políticas de Proteção à Infância; Construção do Conhecimento Social envolvendo temáticas pertinentes à Economia Doméstica tendo crianças e adolescentes como fontes privilegiadas da pesquisa. Educação Infantil.

Referências

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Publicado

2012-12-13

Como Citar

Venturim Zanuncio, S., Caldas Tavares Mafra, S., Rebelo, F., & Mattos Barreto, M. de L. (2012). A tecnologia multimídia ergoshow como prática na formação de conceitos quanto a ergonomia, saúde e segurança no trabalho e na busca de saúde, bem-estar e qualidade de vida na família. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 23(2), 228–257. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3631

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