Referências culturais na moda: diferenças e semelhanças na configuração do jeans das marcas Adágio e Zagnetron

Autores

  • Rosiane Pereira Alves UFPE/DESIGN
  • Mário Faria de Carvalho UFPE/DESIGN

Resumo

O município de Toritama começou a produzir roupas em jeans no início da década de 1980. Cerca de cinco anos depois, algumas empresas, pela necessidade de identificar seu produto criaram marcas próprias, a exemplo da Mamute Confecções, hoje proprietárias das marcas Adágio e Zagnetron. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho foi analisar as diferenças e semelhanças estéticas no produto de moda das referidas marcas. Metodologicamente, utilizamos uma abordagem sensitiva. A observação empírica e as entrevistas aplicadas revelaram haver distinções de mercado e semelhanças quanto às referências culturais na configuração do produto de moda de ambas as marcas. Isso evidencia que diferentes grupos sociais podem compartilhar uma mesma estética.

Palavras-chave: Jeans, estética, regionalismo.

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Biografia do Autor

Rosiane Pereira Alves, UFPE/DESIGN

Graduação em Economia Doméstica, Mestrado em Extensão Rural e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Professora Assitente da ênfase de moda do Núcleo de Design da Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste. Ministra as discplinas: 1) Tecnologia do vestuário: montagem e Pilotagem; 2) Introdução à pesquisa científica em moda; 3) Técnicas de costura: estudo e aplicação

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Publicado

2012-12-13

Como Citar

Alves, R. P., & de Carvalho, M. F. (2012). Referências culturais na moda: diferenças e semelhanças na configuração do jeans das marcas Adágio e Zagnetron. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 23(2), 191–204. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3636

Edição

Seção

Artigos