As barreiras de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de uma cidade de porte médio: o caso de Viçosa, MG

Autores

  • Neide Maria de Almeida Pinto Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Louise de Carvalho Fiúza Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e da Comunicação, TIC, Info-Exclusão

Resumo

Muito embora os dados apontem para um crescimento da “Sociedade da Informação” no mundo global, as desigualdades de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) envolvem não simplesmente a barreira material relacionada a ter ou não acesso aos artefatos tecnológicos, mas também barreiras que se colocam ao seu uso. Nessa perspectiva, buscou-se analisar os fatores condicionantes da posse das TIC, tomando como variáveis intervenientes à sua posse, a renda, a idade, a escolaridade, a profissão e a presença de filhos nos domicílios. A abordagem teórica se baseou nos estudos de sociologia da técnica de concepção socioconstrutivista, não considerando as tecnologias como externalidades, mas como expressão das múltiplas influências existentes nos contextos sociais. A pesquisa teve caráter cross-sectional, com a aplicação de questionários semi-estruturados em um município de médio porte, Viçosa, MG. Os resultados reforçaram o peso dos aspectos sociais moldando a possibilidade física de posse das tecnologias, sendo a barreira de renda a mais evidente, revelando variações de gênero e geração no uso das TIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neide Maria de Almeida Pinto, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1991), mestrado em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1995) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) com período sanduiche na França, no Institute d Études Politiques de Paris. É professora associada, vinculada ao Departamento de Economia Doméstica, na Universidade Federal de Viçosa e vice-lider do grupo certificado de pesquisa do CNPq: GERAR - Grupo de Estudos Rurais - Ruralidades e Agricultura Familiar .

Ana Louise de Carvalho Fiúza, Universidade Federal de Viçosa

Pós Doutora em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestra em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduação em Licenciada e Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Downloads

Publicado

2018-05-11

Como Citar

Pinto, N. M. de A., & Fiúza, A. L. de C. (2018). As barreiras de acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto de uma cidade de porte médio: o caso de Viçosa, MG. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 28(2), 386–406. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3769

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)