Direito à informação: garantia dos consumidores idosos contra as campanhas publicitárias abusivas e enganosas

Autores

  • Patricia Mattos Amato Rodrigues

Resumo

Este artigo teve por objetivo compreender a importância do direito fundamental à informação e do correlato dever de se informar numa sociedade de consumo, sobretudo diante de uma indústria publicitária voltada para criar e intensificar “necessidades”. Há que se considerar que tal indústria já percebeu nos integrantes da terceira idade um “novo” e promissor nicho de mercado, vez que, segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  se vive cada vez mais, estando em linha crescente a expectativa de vida do brasileiro. Os resultados, ao final apresentados, foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, sendo sua análise feita a partir da técnica de Bardin para análise de conteúdo. Trata-se de um dos possíveis recortes do trabalho dissertativo intitulado: “A percepção dos consumidores idosos acerca das normas que tutelam o consumo na terceira idade”.

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Publicado

2012-12-18

Como Citar

Amato Rodrigues, P. M. (2012). Direito à informação: garantia dos consumidores idosos contra as campanhas publicitárias abusivas e enganosas. Oikos: Família E Sociedade Em Debate, 23(2), 128–141. Recuperado de https://periodicos.ufv.br/oikos/article/view/3668

Edição

Seção

Artigos