Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Foram diversas as motivações para a construção da Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS), sendo principais os problemas pelos quais passam todos os países, associado à necessidade de publicações que contribuam para solucionar problemas presentes e futuros relacionados à sustentabilidade. A Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS) é um periódico eletrônico destinado a publicação de artigos científicos e de revisão no campo da agropecuária sustentável. A RBAS é editada pela Universidade Federal de Viçosa e oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento científico. Tem por objetivo proporcionar à comunidade cientifica publicações de alto nível, disponibilizando resultados de pesquisas relevantes nas áreas de agropecuária e áreas afins. O envio dos artigos pelos autores, bem como todo processo de editoração ocorre pelo site (via internet). Os artigos científicos e revisões podem ser enviados nos idiomas português, inglês e espanhol.

O periódico proposto tem qualificação, bom rendimento, periodicidade, indexação, publicidade em alcance, entre outros.

Em caso de aprovação do trabalho

É  cobrado o pagamento da taxa de publicação 290,00 para diagramação e código do DOI.

Passo a passo para gerar o boleto:

Favor entrar em  www.facev.org.br

1 – Cursos, Eventos e inscrições

2 – Link Eventos

3- Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

4- Ir em inscrever

5- Preencher os dados

6- Emitir o boleto

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Sumário

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável - RBAS serão avaliados em duas etapas:

1) Análise preliminar pelo editor, que examina a adequação do trabalho à linha editorial da revista;
2) Análise por dois avaliadores ad hoc para certificar a credibilidade e a imparcialidade da avaliação. No caso de avaliações diferentes pelos pares, será enviada para uma terceira avaliação.
Os artigos submetidos a RBAS são avaliados através de um formulário padrão de acordo com os seguintes critérios: contribuição para a área da agropecuária, originalidade, rigor científico, estrutura consistente, clareza, adequação do título ao conteúdo do trabalho, resumo apresenta o conteúdo do artigo, clareza na apresentação dos objetivos, pertinência do referencial teórico, método claramente definido e consistente com os objetivos do artigo, apresentação clara e objetiva dos resultados, interpretação dos resultados sustentada de forma adequada no referencial teórico, conclusão exposta de forma clara e objetiva e baseada nos resultados encontrados.
3) Os artigos avaliados poderão ser: aceitos; aceitos com modificações; rejeitados e rejeitados com re-submissão.
O Fluxo Editorial, conforme descrito anteriormente, está apresentado na figura a seguir.

FASES DE AVALIAÇÃO
1. Submissão de trabalho pelo autor/a
2. Análise do Editor Chefe - Parecer formal
1- Sim
2- Não
3. Análise pela gerência da adequação do trabalho dentro das normas da revista
3.1. Não – Enviado o/a autor/a para adequação do trabalho.
3.2. Continuação aos procedimentos
4. Parecer de mérito por dois avaliadores ad hoc
5. Análise dos pareceres de mérito pelo Editor Chefe
6. Resposta ao autor com decisão editorial e envio da taxa para pagamento no valor de R$ 290,00 (esta taxa é para pagamento da diagramação e código do DOI).
7. Adequação do trabalho
8. Análise do trabalho com correções
9. Encaminhamento para Revisor/a Linguística
10. Diagramação
11. Correção do/a autor/a após diagramação
12. Publicação

 

O conteúdo dos artigos publicados é de exclusiva responsabilidade de seus autores e os direitos de publicação são da REVISTA BRASILEIRA DE AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL - RBAS (BRAZILIAN JOURNAL OF SUSTAINABLE AGRICULTURE), sendo o conteúdo disponibilizado com acesso livre na Internet.

OBSERVAÇÃO: Lembrando que o autor com graduação, mestrado e doutorado que submeter o trabalho, deverá emitir o parecer de pelo menos 1 trabalho durante o ano. 

 

Periodicidade

Publicação com fluxo contínuo.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política anti-plágio

Os artigos submetidos estão sujeitos à política de verificação de plágio da Revista RBAS. A  verificação de plágio é realizada por meio de softwares, avaliação dos Revisores e Editores especializados na área de conhecimento e revisão final de todos os artigos aprovados pela Comissão Editorial

Os trabalhos enviados à RBAS devem ser inéditos. Texto, tabelas e figuras não podem ter sido publicados anteriormente em veículos de divulgação científica.

Os autores assumem a responsabilidade de que o artigo submetido é original e que não contém, nem parcialmente, textos, dados, tabelas ou figuras, publicados anteriormente.