Histórico do periódico

            A Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável (RBAS) tem acesso online, com o ISSN 2236-9724, sendo editada com periodicidade semestral de 2011 a 2015 e trimestral a partir de 2016 (março, junho, setembro e dezembro). A revista publica trabalhos inéditos, dentro das normas de formatação exigidas e áreas relacionadas, sendo diversas as motivações para a sua construção, destacando-se os problemas ambientais pelos quais passam todos os países, associada à necessidade de publicações que contribuam para solucionar problemas presentes e futuros relacionados à sustentabilidade. A RBAS é um periódico eletrônico destinado a publicação de artigos científicos no campo da agropecuária sustentável, sendo editada pela Universidade Federal de Viçosa e oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando assim maior democratização do conhecimento científico. A RBAS tem como objetivo proporcionar à comunidade cientifica publicações de alto nível, com disponibilização de resultados de pesquisas relevantes na área agropecuária e outras afins. O envio dos artigos pelos autores, bem como todo processo de editoração, ocorre pelo site Open Journal Systems, que possui Digital Object Identifier System (DOI). Os artigos científicos podem ser enviados nos idiomas português, inglês ou espanhol.  O periódico proposto tem qualificação, bom rendimento, periodicidade, indexação, publicidade em alcance, entre outros.

            Os trabalhos podem ser submetidos para publicação nas áreas de Agricultura Familiar, Agroecologia, Educação do Campo, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cooperativismo e Associativismo, Economia, Economia Solidária, Entomologia, Extensão Rural, Fitopatologia, Forragicultura, Meio Ambiente, Mudanças Climáticas, Políticas Públicas, Produção Animal, Produção Vegetal, Segurança Alimentar, Ruralidade, Solos e Urbanização, com ênfase na sustentabilidade atual e futura.

Os trabalhos podem ser submetidos em língua portuguesa, inglesa e espanhola. Este periódico não faz qualquer restrição à titulação acadêmica mínima para submissão de trabalhos e a avaliação é por dois ou três revisores ad hoc e pelo Corpo editorial. O conteúdo dos artigos publicados é de exclusiva responsabilidade de seus autores e os direitos de publicação são da RBAS, sendo o conteúdo disponibilizado com acesso livre na Internet (www.rbas.ufv.br).

Os conceitos, afirmações e pontos de vista apresentados nos artigos são de inteira responsabilidade de seus/suas autores/as e não refletem, necessariamente, a opinião da Revista, de seu Conselho Editorial ou da Universidade Federal de Viçosa.