INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E SISTEMAS DE PRODUÇÃO SOBRE O ASPECTO QUALITATIVO-ECONÔMICO DO CULTIVO DE MAMONA (Ricinus communis L.)

Autores

  • Nivaldo Timóteo de Arruda Filho
  • Ênio de Freitas Menezes
  • Edmilson Igor Bernardo Almeida
  • Francisco de Assis Oliveira
  • Andréa Fernandes Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.21206/rbas.v3i1.187

Resumo

A pesquisa objetivou estudar o comportamento produtivo e econômico da mamoneira, em sistemas de produção com algodão colorido e o feijão-caupi, em um Latossolo do Brejo paraibano, submetido à adubação orgânica. O experimento foi conduzido na Estação Experimental Chã de Jardim, pertencente ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no município de Areia-PB, microrregião do Brejo Paraibano. Observou-se ao final das análises que: houve efeito positivo das doses de adubação orgânica sobre o desenvolvimento vegetativo da cultura da mamona, variedade BRS 149-Nordestina. A análise econômica nos permitiu concluir o melhor resultado foi obtido com a aplicação de 10 t ha-1 de esterco bovino. Quanto aos sistemas de cultivo, ambos apresentaram resultados satisfatórios, porém o sistema de cultivo mamonaalgodão colorido propiciou o melhor retorno econômico estimado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Nivaldo Timóteo de Arruda Filho, Ênio de Freitas Menezes, Edmilson Igor Bernardo Almeida, Francisco de Assis Oliveira, & Andréa Fernandes Rodrigues. (2013). INFLUÊNCIA DA ADUBAÇÃO ORGÂNICA E SISTEMAS DE PRODUÇÃO SOBRE O ASPECTO QUALITATIVO-ECONÔMICO DO CULTIVO DE MAMONA (Ricinus communis L.). Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 3(1). https://doi.org/10.21206/rbas.v3i1.187

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)