DESEMPENHO AGRONÔMICO DA ALFACE CRESPA A PARTIR DE MUDAS PRODUZIDAS COM GONGOCOMPOSTO

Autores

  • Luiz Fernando de Sousa Antunes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Doutorando do curso de Pós-graduação em Fitotecnia.
  • Rafael Nogueira Scoriza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Doutorando.
  • Emmeline Machado França Universidade Federal de Viçosa - Aluna de graduação.
  • Dione Galvão da Silva Embrapa Agrobiologia - Analista.
  • Maria Elizabeth Fernandes Correia Embrapa Agrobiologia - Pesquisadora.
  • Marco Antonio de Almeida Leal Embrapa Agrobiologia - Pesquisador.
  • Janaina Ribeiro Costa Rouws Embrapa Agrobiologia - Pesquisadora

DOI:

https://doi.org/10.21206/rbas.v8i3.3009

Palavras-chave:

Lactuca sativa L., substratos, adubação orgânica.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho agronômico da alface sob sistema de produção orgânico, de acordo com a qualidade das mudas produzidas a partir de gongocompostos. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições e quatro tratamentos, constituídos por mudas de alface desenvolvidas em quatro tipos de substratos:  gongocomposto de 90 dias (T1); gongocomposto de 125 dias (T2); gongocomposto de 180 dias (T3) e substrato SIPA (T4). Aos 28 dias após a semeadura avaliou-se o vigor da muda e estabilidade do torrão e aos 42 dias após o transplantio, avaliou-se a massa fresca comercial (g), o diâmetro e altura da planta (cm), número de folhas maiores que cinco centímetros, classe comercial e produtividade. O tratamento T1 apresentou resultados inferiores quando comparado aos demais tratamentos avaliados, porém sua produtividade atende à esperada para o estado do Rio de Janeiro. Os demais tratamentos, mesmo não diferindo entre si estatisticamente, apresentaram diferença na produtividade estimada, com 10,38 e 11,82% menor para o tratamento T2 em relação aos tratamentos T3 e T4, respectivamente, confirmando que a qualidade da muda transplantada no campo é capaz de influenciar diretamente na produtividade na cultura da alface.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando de Sousa Antunes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Doutorando do curso de Pós-graduação em Fitotecnia.

Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia pela UFRRJ, desenvolvendo projetos de pesquisas voltados à Agroecologia. Mestre em Agronomia - Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2017), graduou-se em Engenharia Agronômica pela mesma Universidade no ano de 2015 e também possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Módulo (2009). Foi bolsista de iniciação científica por dois anos na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Agrobiologia, com experiência em triagem e monitoramento da fauna do solo, compostagem de resíduos orgânicos e produção de mudas de hortaliças em bandejas com substratos orgânicos.

 

Rafael Nogueira Scoriza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Doutorando.

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e mestrado em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é Doutorando em Agronomia - Ciência do solo/UFRRJ. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Indicadores ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores ambientais, fauna do solo, serrapilheira, fungos micorrízicos arbusculares e ecotoxicologia.

Emmeline Machado França, Universidade Federal de Viçosa - Aluna de graduação.

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2017) e durante a formação realizou: Iniciação Científica na área de Química e Conservação do Solo e Água, no Departamento de Solos - UFLA; atuou no desenvolvimento de pesquisa com Controle Biológico Conservativo em área de Agricultura Familiar; realizou estágio supervisionado junto a EMBRAPA Agrobiologia, Seropédica-RJ com desenvolvimento de pesquisas nos seguintes temas: Fungos Micorrízicos Arbusculares, Glomalina do Solo, Indicadores de Qualidade do Solo e Saúde dos Cultivos. Durante o estágio acompanhou diariamente a rotina da Fazendinha Agroecológica KM-47.

Dione Galvão da Silva, Embrapa Agrobiologia - Analista.

Engenheira Agrônoma formada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), desde 2009. Em 2011 titulou-se mestre em Fitotecnia na UFRRJ. Atualmente é Analista A da Embrapa Agrobiologia (Seropédica-RJ) e apoia pesquisas em agroecologia e agricultura orgânica.

Maria Elizabeth Fernandes Correia, Embrapa Agrobiologia - Pesquisadora.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Fauna de Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, ecotoxicologia de solos e agroecologia

Marco Antonio de Almeida Leal, Embrapa Agrobiologia - Pesquisador.

Marco Antonio de Almeida Leal, é brasileiro e natural de Valença-RJ. Em 1984 ingressou no curso de graduação em Agronomia da UFRRJ. Em 1986 foi contemplado com uma bolsa de Iniciação Científica do CNPq para realizar pesquisas com horticultura no Departamento de Fitotecnia da UFFRJ. Em 1988, após a graduação, foi contemplado com uma bolsa de Aperfeiçoamento do CNPq para realizar pesquisas com estatística experimental na Embrapa Agrobiologia. Em 1994 ingressou na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (PESAGRO-RIO), onde permaneceu até novembro de 2006, desenvolvendo trabalhos de pesquisa com cultivo protegido, produção de hortaliças orgânicas e compostagem. Em 1996 concluiu o Mestrado em Agronomia, área de concentração em Ciência do Solo, na UFRRJ, com a tese Proposta de Modelo de Simulação no Estudo da Matéria Orgânica do Solo. Em 2006 concluiu o Doutorado em Agronomia, área de concentração em Ciência do Solo, na UFRRJ, com a tese Produção e Eficiência Agronômica de Compostos Obtidos com Palhada de Gramínea e Leguminosas para o Cultivo de Hortaliças Orgânica. Em novembro de 2006 ingressou na Embrapa Agrobiologia, onde realiza atividades de pesquisas em sistemas sustentáveis de produção, com ênfase em adubação orgânica e compostagem. Desde 2011 atua como professor do curso de Mestrado em Agricultura Orgânica da UFRRJ.

Janaina Ribeiro Costa Rouws, Embrapa Agrobiologia - Pesquisadora

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1996), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária (1999) e doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas (2003), todos pela Universidade Federal de Lavras. Atualmente é pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA Agrobiologia) na área de métodos quantitativos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística paramétrica, não paramétrica, multivariada e variabilidade espacial.

Referências

ALLEN, R. G.; PEREIRA, L.S.; RAES, D.; SMITH, M. Crop evapotranspiration – Guidelines for computing crop water requeriments. Rome: FAO, 1998. 308 p.
ALMEIDA, M.M.T.B; LIXA, A.T.; SILVA, E.E.; AZEVEDO, P.H.S; DE-POLLI, E.; RIBEIRO, R.L.D. Fertilizantes de leguminosas como fontes alternativas de nitrogênio para produção orgânica de alface. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v.43, n.6, p.675-682, jun. 2008.
ANILKUMAR, C. IPE, C.; BINDU, C.; CHITRA, C. R.; MATHEW, P. J.; KRISHNAN, P. N. Evaluation of millicompost versus vermicompost. CURRENT SCIENCE, vol. 103, n. 2, 25 july 2012.
ANTUNES, L. F. S.; SCORIZA, F. N.; SILVA, D. G.; FERNANDES, M. E. C. Production and efficiency of organic compost generated by millipede activity. Ciência Rural, Santa Maria-RS, v. 46, n.5, p.815-819, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20150714.
AQUINO, C.R.; SEABRA JUNIOR, S.; CAMILI, E.C.; DIAMENTE, M.S.; PINTO, E.S.C. Produção e tolerância ao pendoamento de alface-romana em diferentes ambientes. Revista Ceres, Viçosa, v. 61, n.4, p. 558-566, 2014. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737X201461040016.
ARAÚJO NETO, S.E.; AZEVEDO, J.M.A.; GALVÃO, R.O.; OLIVEIRA, E.B.L.; FERREIRA, R.L.F. Produção de muda orgânica de pimentão com diferentes substratos. Ciência Rural, v.39, n.5, 2009.
BETTIOL, W; CAMARGO, O. A. Impacto ambiental do uso do lodo de esgoto. Jaguariuna: EMBRAPA Meio Ambiente, 2000. 312 p.
CARVALHO, J. E.; ZANELLA, F.; MOTA, J. H.; LIMA, A. L. S. Cobertura morta do solo no cultivo da alface cv. Regina 2000, em Ji-Paraná/RO. Ciência Agrotecnologia, v. 1, n. 29, p. 935-939, 2005.
CRUZ, F. A. DA. Instalação e calibração de lisímetro de pesagem e determinação da evapotranspiração de referência para a região de Seropédica-RJ. 2005. 65p., (Dissertação, mestrado em Fitotecnia), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2005.
FARIAS, D.B.S.;; LUCAS, A.A.T; MOREIRA, M.A.; NASCIMENTO, L.F.A.; SÁ FILHO, J.C.F. Cobertura do solo e adubação orgânica na produção de alface. Rev. Cienc. Agrar., v. 60, n. 2, p. 173-176, abr./jun. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-737X2013000400019.
DINIZ, K. A.; GUIMARÃES, S. T. M. R.; LUZ, J. M. Q. Húmus como substrato para a produção de mudas de tomate, pimentão e alface. Bioscience Journal, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 63-70, 2006.
FERREIRA, R.L.F; ALVES, A.S.S.C.; ARAÚJO NETO, S.E.; KUSDRA, J.F.; REZENDE, M.I.F.L. Produção orgânica de alface em diferentes épocas de cultivo e sistemas de preparo e cobertura de solo. Bioscience Journal., Uberlandia, v. 30, n. 4, p. 1017-1023, 2014.
FILGUEIRA, F.A.R. Novo manual de olericultura: agrotecnologia moderna na produção e comercialização de hortaliças. 2.ed. Viçosa: UFV. 2003. 412 p.
FRANZIN, S.M.; MENEZES, N.L.; GARCIA, D.C.; SANTOS, O.S. Efeito da qualidade das sementes sobre a formação de mudas de alface. Horticultura Brasileira, Brasília, v.23, n.2, p.193-197,2005.
FREIRE, L.R.; BALIEIRO, F.C.; ZONTA, E.; ANJOS, L.H.C.; PEREIRA, M.G.; LIMA, E.; GUERRA, J.G.M.; FERREIRA, M.B.C; LEAL, M.A.A.; CAMPOS, D.V.B.; POLIDORO, J.C. Manual de calagem e adubação do Estado do Rio de Janeiro. Brasília, DF: EMBRAPA, Seropédica, RJ. Editora Universidade Rural, 2013. 430p.
GRUSZYNSKI, C. Resíduo agro-industrial "casca de tungue" como componente de substrato para plantas. Porto Alegre: UFRGS. 2002. p. 41. (Tese mestrado).
HERNANDEZ, O.L.; HUELVA, R.; GURIDI, F.; OLIVARES, F. L.; CANELLAS, L. P. Humatos isolados de vermicomposto como promotores de crescimento em cultivo orgânico de alface. Revista Ciências Técnicas Agrícolas, vol.22 no.1 San José de las Lajas jan.-mar. 2013.
HORTIBRASIL. Instituto Brasileiro de Qualidade em Horticultura. Programa Brasileiro para a Modernização da Horticultura. Disponível em <http://www.hortibrasil.org.br/classificacao/alface /alface.html>. Acesso em 17 julho de 2016.
IGUE, K.; PAVAN, M.A. Uso eficiente de adubos orgânicos. In: SIMPÓSIO SOBRE FERTILIZANTES NA AGRICULTURA BRASILEIRA, 1984, Brasília. Anais. p.383-418.
KARTHIGEYAN, M.; ALAGESAN, P. Millipede composting: a novel method for organic waste recycling. Recent Research in Science and Technology, v.3, n.9, p.62-67, 2011. Disponível em: < http://recent-science.com/index.php/rrst/article/viewArticle/8591 >. Acesso em 17 mai. 2016.
LIMA, A.A.; MIRANDA, E.G.; CAMPOS, L.Z.O.; CUZNATO JÚNIOR, W.H.; MELO, S.C.; CAMARGO, M.S. Competição das cultivares de alface Vera e Verônica em dois espaçamentos. Horticultura Brasileira, Brasília, v.22, n.2, p.314-316, 2004.
LUZ, A.O.; SEABRA JÚNIOR S.; SOUZA, S.B.S.; NASCIMENTO, A.S. Resistência ao pendoamento de genótipos de alface em ambientes de cultivo. Agrarian, 2:71-82, 2009.
MEDEIROS, D.C.; LIMA, B.A.B.; BARBOSA, M.R.; ANJOS, R.S.B.; BORGES, R.D.; CAVALCANTE NETO, J.G.; MARQUES, L.F. Produção de mudas de alface com biofertilizantes e substratos. Horticultura Brasileira 25: 433-436, 2007.
MENESES, N.B.; MOREIRA, M.A.; SOUZA, I.M.; BIANCHINI, F.G. Crescimento e produtividade de alface sob diferentes tipos de cobertura do solo. Revista Agro@mbiente On-line, v. 10, n. 2, p. 123 - 129,2016. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v10i2.3009.
MIYASAKA, S.; CAMARGO, O.A.; CAVALERI, P.A. Adubação orgânica, adubação verde e rotação de culturas no Estado de São Paulo. Campinas, 1983. 138p.
NEVES, M.C.P.; GUERRA, J.G.M.; CARVALHO, S.R.; RIBEIRO, R.L.D.; ALMEIDA, D.L. Sistema Integrado de Produção Agroecológica ou Fazendinha Agroecológica do Km 47. p.149-150. In: AQUINO et al. (2005). Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Editores técnicos: Adriana Maria de Aquino, Renato Linhares de Assis. – Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 517 p.
OLIVEIRA, E.A.G.; RIBEIRO, R.L.D.; GUERRA, J.G.M.; LEAL, M.A.A.; ESPÍNDOLA, J.A.A.; ARAÚJO, E.S. Substrato produzido a partir de fontes renováveis para a produção orgânica de mudas de hortaliças. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, (Boletim técnico), 2011. 4p.
OLIVEIRA, N.G.; DE-POLLI, H.; ALMEIDA, D.L.; GUERRA, J.G.M. Plantio direto de alface adubada com “cama” de aviário sobre coberturas vivas de grama e amendoim forrageiro. Horticultura Brasileira, 24: 112-117, 2006.
PEREIRA, A.R.; ANGELOCCI, L.R.; SENTELHAS, P.C. Agrometeorologia: fundamentos e aplicações práticas. Ed. Guaíba: Agropecuária, 2002. 478p.
RODRIGUES, E.T; LEAL, P.A.M.; COSTA, E.; PAULA, T.S.; GOMES, V.A. Produção de mudas de tomateiro em diferentes substratos e recipientes em ambiente protegido. Horticultura Brasileira, 28: 483-488, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362010000400018.
SALA, F.C.; COSTA, C.P. Retrospectiva e tendência da alfacicultura brasileira. Horticultura Brasileira, v.30, p.187-194, 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362012000200002.
SANTI, A.; CARVALHO, M.A.C.; CAMPOS, O.R.; SILVA, A.F.; ALMEIDA, J.L.; MONTEIRO, S. Ação de material orgânico sobre a produção e características comerciais de cultivares de alface. Horticultura Brasileira, 28: 87-90, 2010. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-05362010000100016.
SILVA, V.F.; NETO, F.B.; NEGREIROS, M.Z.; PEDROSA, J.F. Comportamento de cultivares de alface em diferentes espaçamentos sob temperatura e luminosidade elevadas. Horticultura Brasileira, 18:183-187, 2000.
SILVEIRA, E.B.; RODRIGUES, V.J.L. B.; GOMES, A.M.A.; MARIANO, R.L.R.; MESQUITA, J.C.P. Pó de coco como substrato para produção de mudas de tomateiro. Horticultura Brasileira, 20:211-216, 2002.
SIMÕES, A.C.; ALVES, G.K.E.B.; FERREIRA, R.L.F.; ARAUJO NETO, S.E. Qualidade da muda e produtividade de alface orgânica com condicionadores de substrato. Horticultura Brasileira, 33: 521-526, 2015. DOI - http://dx.doi.org/10.1590/S0102-053620150000400019.
SIQUEIRA, A.P.P. Bokashi: adubo orgânico fermentado. Niterói: Programa Rio Rural, 2013. 16p.
SOUZA, S. R.; FONTINELE, Y. R.; SALDANHA, C. S.; ARAÚJO NETO, S. E.; KUSDRA, J. F. Produção de mudas de alface com o uso de substrato preparado com cropólitos de minhoca. Ciência e Agrotecnologia, v. 32, n. 1, p. 115-121, 2008.
SUINAGA, F. A.; BOITEUX, L.S; CABRAL, C.S.; RODRIGUES, C.S. Desempenho produtivo de cultivares de alface crespa. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Brasília, DF: Embrapa, 2013.
THAKUR, P.C.; SHAILENDRA, P.A.; SINHA, K. Comparative study of characteristics of biocompost produced by millipedes and earthworms. Pelagia Research Library. Advances in Applied Science Research, 2011, 2 (3): 94-98.
TIBAU, A.O. Matéria orgânica e fertilidade do solo. 2ª. ed. São Paulo: Nobel,1983. 220p.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

de Sousa Antunes, L. F., Nogueira Scoriza, R., Machado França, E., Galvão da Silva, D., Fernandes Correia, M. E., de Almeida Leal, M. A., & Ribeiro Costa Rouws, J. (2018). DESEMPENHO AGRONÔMICO DA ALFACE CRESPA A PARTIR DE MUDAS PRODUZIDAS COM GONGOCOMPOSTO. Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 8(3). https://doi.org/10.21206/rbas.v8i3.3009

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)