COMPOSIÇÃO MINERAL E BROMATOLÓGICA DE Talinum triangulare (Jacq.) Willd CULTIVADA SOB SOMBREAMENTO

Ellen Carla Francisca Alexandre, José Weselli de Sá Andrade, Adriano Jakelaitis, Leandro Spíndola Pereira, Gustavo Dorneles de Sousa, Gustavo Silva de Oliveira

Resumo


Objetivou-se nesta pesquisa avaliar os efeitos de níveis de sombreamento sobre o desempenho de T. triangulare quanto ao teor e acúmulo de nutrientes e a composição centesimal em suas folhas, caules e raízes. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados em parcelas subdivididas (4 x 3), em que as parcelas foram formadas por quatro ambientes de cultivo (pleno sol, 18, 30 e 50% de sombreamento) e as subparcelas, por três partes das plantas (raiz, caule e folhas). Em valores médios, foram observados maiores teores de minerais na seguinte ordem: K>N>Ca>P>Mg>S>Fe>Mn>Zn>B>Cu, e de acúmulo para: K>N>Ca>Mg>P>S>Fe>Mn>Zn>B>Cu. Quanto à composição bromatológica não foram observadas interações significativas entre níveis de sombreamento e as partes da planta. Contudo, nas raízes foram observados maiores teores de carboidratos totais, fibra em detergente neutro, de hemicelulose e de umidade e no caule de fibra em detergente ácido, fibra em detergente neutro e carboidratos totais e nas folhas de proteína bruta e umidade. Os teores de fibra em detergente ácido aumentaram com os níveis de sombra e a umidade foi reduzida. Os teores de fibra em detergente neutro e hemicelulose mostraram comportamento quadrático com ponto de máximo em 19 e 12% de sombreamento, respectivamente. Conclui-se que a T. triangulare apresenta elevados níveis de nutrientes em seus órgãos, contudo o sombreamento altera sua composição química e bromatológica.

Palavras-chave


hortaliça não convencional, acúmulo de nutrientes, sistemas de cultivo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN Online 2236-9724, ISSN Impresso 2317-5818, ISSN Cd rom 2178-5317