ANÁLISE EVOLUTIVA SÓCIO PRODUTIVA DE ALIMENTOS NA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE CRISSIUMAL-RS

Eduardo Canepelle, Jocieli Caroline Steinhaus, Patricia Inês Kemper Back, Luciane Sippert, Danni Maisa da Silva, Marciel Redin, Robson Evaldo Gehelen Bohrer, Divanilde Guerra

Resumo


A agricultura familiar é considerada a base da produção de diversos alimentos. Porém, nos sistemas de produção atuais, muitas alterações sócio produtivas estão ocorrendo, levando à redução de áreas de plantio para subsistência familiar e a perdas de diversidade de culturas. Desta forma, objetivo do presente trabalho foi avaliar as mudanças ocorridas na população e produção de alimentos na agricultura familiar do município de Crissiumal ao longo dos últimos anos. A metodologia utilizada para a realização do trabalho consistiu em pesquisa de campo com moradores dos distritos do Município, bem como com entidades públicas que trabalham diretamente com o setor agrícola. Como resultados, observou-se uma redução drástica na população do meio rural, bem como na área destinada à produção de alimentos de subsistência, de aproximadamente 1,5 a 10 hectares para áreas inferiores a 0,5 hectare. Além disso, observou-se uma redução considerável no número de espécies cultivadas, pois antigamente os principais cultivos para o consumo familiar eram: feijão, batata-doce, batatinha inglesa, cebola, amendoim, dentre outros; atualmente, são produzidos apenas alimentos de consumo primário, como hortaliças, mandioca e batata-doce e, como consequência disso, pode-se constatar alterações nos hábitos alimentares, devido à dependência de alimentos processados. Portanto, contata-se redução considerável a partir da revolução verde? na população do meio rural, área e na diversidade de produção de alimentos pelos agricultores do município de Crissiumal.


Palavras-chave


Agricultura Familiar;Erosão Alimentar; Êxodo rural.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN Online 2236-9724, ISSN Impresso 2317-5818, ISSN Cd rom 2178-5317