CARACTERÍSTICAS COMERCIAIS DA SALSA EM AMBIENTES COBERTOS COM MALHAS DE SOMBREAMENTO E FOTO CONVERSORA DURANTE O VERÃO NA REGIÃO DE IMARUÍ, SANTA CATARINA

Marcos Laurentino, Rosandro Boligon Minuzzi

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar as características comerciais de salsa durante o verão na região de Imaruí, Santa Catarina. O delineamento experimental foi em blocos completos casualizados com cinco tratamentos, sendo o cultivo feito em ambiente coberto com malha preta e a ChromatiNet® vermelha, nas graduações 35% e 50% e em ambiente descoberto como sendo a testemunha. Após 38 dias do transplante das mudas (feito em 1º de fevereiro de 2018) para os canteiros, foi feito a contagem de plantas vivas em cada unidade experimental, assim como a coleta de amostras de plantas para medição da área foliar e o peso total de massa fresca produzida em cada tratamento. As salsas cultivadas em todos os ambientes com malhas tiveram diferença significativa sobre a testemunha no número de plantas vivas. As malhas pretas de 35% e 50% obtiveram os melhores resultados, sendo as mais indicadas para o cultivo de salsa nas condições climáticas durante o verão em Imaruí.

Palavras-chave


ambiente protegido, Petroselinum crispum, radiação solar

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN Online 2236-9724, ISSN Impresso 2317-5818, ISSN Cd rom 2178-5317