PARÂMETROS DE CRESCIMENTO E CURVA DE ABSORÇÃO DE NUTRIENTES DE MUDAS DE MOGNO AFRICANO COM E SEM SOLUÇÃO NUTRITIVA

Oscar José Smiderle, Aline das Graças Souza, Edvan Alves Chagas, Marcia Souza Alves, Paulo Roberto O. Fagundes

Resumo


O objetivo deste trabalho foi determinar parâmetros de crescimento e a curva de absorção de nutrientes de mudas Khaya senegalensis com e sem solução nutritiva. O delineamento experimental utilizado foi de parcelas subdivididas no tempo, dispostas em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. Dois tratamentos dispostos nas parcelas foram representados com e sem solução nutritiva e, nas subparcelas, os tratamentos foram representados por seis épocas de avaliação (0, 60, 80, 100, 120 e 140 dias após o transplantio). Foram avaliados os parâmetros: altura das mudas, diâmetro de caule, massa seca da parte aérea, radicular e total, relação massa seca da parte aérea/massa seca de raiz e índice de Dickson bem como a curva de absorção
de N, P, K, Ca, Mg e S na parte aérea e radicular. Mudas de Khaya senegalensis cultivadas com adição de solução nutritiva expressaram maior crescimento em altura e bem como o diâmetro de caule coleto e índice de qualidade de Dickson, resultando em maior vigor das mudas.


Palavras-chave


Khaya senegalensis, produção de mudas, nutrição mineral

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21206/rbas.v8i4.3066

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN Online 2236-9724, ISSN Impresso 2317-5818, ISSN Cd rom 2178-5317