PRODUÇÃO DE MILHO PIPOCA COM USO DO PÓ DE ROCHA DE BASALTO ASSOCIADO À CAMA DE FRANGO EM LATOSSOLO

Thaniel Carlson Writzl, Eduardo Canepelle, Jackson Eduardo Schmitt Stein, Jéssica Taís Kerkhoff, Andersson Daniel Steffler, Darlan Weber Da Silva, Marciel Redin

Resumo


Nas últimas décadas é notável a demanda por alimentos oriundos da agricultura de base ecológica, uma vez que essa prática vem ganhando espaço nas discussões mundiais, visando uma produção ambientalmente correta, com a ausência de residuais químicos e com a sustentabilidade dos agroecossistemas. Desta forma, o trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do pó de rocha de basalto (PRB), usado na forma pura ou associado com cama de frango (CF) no desenvolvimento das plantas e produtividade de grãos do milho pipoca em Latossolo com alta fertilidade. Em condições de campo foram avaliados dois anos consecutivos os seguintes tratamentos: T1 - milho pipoca + 40000 kg/ha de PRB; T2 - milho pipoca + 1855 kg/ha de CF; T3 - milho pipoca + 40000 kg/ha de PRB + 1855 kg/ha de CF; T4 - milho pipoca + NPK químico; e T5 - milho pipoca (testemunha). Foram avaliados os parâmetros de altura de plantas, diâmetro de colmos e número de folhas aos 30, 60 e 90 dias após a semeadura. No pleno florescimento das plantas foi determinada a produtividade de matéria seca da parte aérea. Na maturação fisiológica foi realizada a colheita para avaliação de produtividade de grãos, bem como nas espigas o comprimento, diâmetro e número de fileiras por espiga. O crescimento das plantas e produtividade de grãos nos tratamentos PRB + CF e PRB puro apresentaram resultados iguais a fertilização química, mostrando o potencial da fertilização alternativa em solo de alta fertilidade na cultura do milho pipoca. Portanto, o uso de PRB puro ou misturado com CF como fertilizante alternativo, pode substituir a fertilização química na cultura do milho pipoca em Latossolo de alta fertilidade.


Palavras-chave


Rochagem, insumos alternativos, fertilizante natural, Zea mays.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21206/rbas.v9i2.3077

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

ISSN Online 2236-9724, ISSN Impresso 2317-5818, ISSN Cd rom 2178-5317