EDUCAÇÃO EM SOLOS NO MACIÇO DE BATURITÉ: EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rosemery Alesandra firmino dos Santos Mestranda em Solos e nutrição de plantas-Universidade Federal de Viçosa
  • Susana Churka Blum Professor Adjunto do Instituto de Desenvolvimento Rural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira
  • Smaiello Flores da Conceição Borges dos Santos Mestrando/Agricultura Tropical-Universidade Federal do Piauí
  • Stallone da Costa Soares Mestrando/ciência do solo-Universidade Federal do Paraná
  • Edvaldo Renner da Costa Cardoso Mestrando/ciência do solo-Universidade Federal do Paraná
  • Elisia Gomes Ramos Mestrando-solos e nutrição de plantes-Universidade Federal de Viçosa/UFV
  • Daniela Queiroz Zuliani Professora do Instituto de desenvolvimento rural da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira/UNILAB

DOI:

https://doi.org/10.21206/rbas.v9i2.8108

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar o conhecimento sobre tema solo com alunos do ensino fundamental, realizar uma ação de extensão através projeto intitulado Educação em solos no Maciço de Baturité e avaliar o progresso dos estudantes a respeito do tema solo após a atividade. O trabalho foi realizado com alunos do 4ºano da escola da rede pública de ensino Edmilson Barros de Oliveira, localizada no Município de Redenção, Estado do Ceará. A atividade consistiu em uma parte teórica, onde foram trabalhados temas relacionados ao solo como a importância do solo, formação do solo, seus constituintes e suas características e as ações que levam a degradação do solo. Para melhor compreensão dos alunos, trabalhou-se também com experimentos de infiltração de água no solo, montagem de perfil do solo, sequência de formação do solo e erosão do solo. Os alunos foram avaliados antes e após a atividade por meio de utilização de questionários, com cinco questões. Os resultados demonstraram que antes da atividade os alunos tinham uma visão muito básica do solo, com problemas em identificar a sua importância, seus constituintes e sua formação. Após a atividade, verificou-se que os alunos aumentaram o nível de conhecimento em relação aos assuntos tratados. A utilização da experimentação foi fundamental para participação dos alunos e no entendimento do que foi falado. Com isso, pode-se concluir que a educação em solos com a sua proposta metodológica, principalmente prática contribui para melhoria do ensino de solos nas escolas.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Santos, R. A. firmino dos, Blum, S. C., dos Santos, S. F. da C. B., Soares, S. da C., Cardoso, E. R. da C., Ramos, E. G., & Zuliani, D. Q. (2019). EDUCAÇÃO EM SOLOS NO MACIÇO DE BATURITÉ: EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Brasileira De Agropecuária Sustentável, 9(2). https://doi.org/10.21206/rbas.v9i2.8108

Edição

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